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Estudo aponta MT como o 9º pior em serviço de água e esgoto no país

MT está entre os 10 que mais gastam água por dia no país; indicador, referente a 2014, foi medido por pesquisa do Ministério das Cidades, que visa medir produtividade nessa área; do total, de 141 municípios de Mato Grosso apenas 31 contam com rede de esgoto e 108 possuem abastecimento de água

Mato Grosso foi considerado o 9º pior Estado em questão da universalização do abastecimento de água e rede de tratamento de esgoto do país. A informação é do Ministério das Cidades, que chegou essa conclusão após serem medidos três importantes itens neste quesito: o consumo por habitante de água, índice de perdas na distribuição para água e serviços de tratamento de esgoto (% entre produzido e faturado) e os investimentos em melhorias de saneamento por pessoa. A ideia do governo foi identificar o consumo de água e os gastos neste setor, visando aprimorar a produtividade. Os dados são referentes a 2014.

Para se ter uma ideia, dos 141 municípios do Estado, apenas 31 possuem rede de esgotamento sanitário. Referente ao abastecimento de água, 108 cidades mato-grossenses contam com o serviço.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população de Mato Grosso é de 2.946.807 na área urbana. Desse número, apenas 1.798.493 pessoas possuem rede de esgoto em suas residências, o que representa 38%. Em casos de rede de abastecimento de água, o número de pessoas atendidas chega a 2.465.579.

Conforme o relatório, divulgado pelo Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (Snis), Mato Grosso é o nono estado que mais gasta água por dia com 161,9 litros, o décimo com maior índice de perda na distribuição e o décimo com mais investimentos em água com R$ 170,08 milhões. Rondônia, Acre e Amazonas, são os três primeiros do ranking dos piores.

O ministério aponta como principais dificuldades a liberação de recursos e problemas de planejamento para obras, tanto de aumento do atendimento como mitigação das perdas. O desperdício faz com que a água se perca no caminho e empresas não consigam faturar sobre a água produzida.

Conforme a professora de Engenharia Sanitária da UFMT, Elaine Nunes, a falta de investimento é o principal fator para a não universalização. “Nós ficamos parados no tempo. Após a municipalização dos serviços o Estado se ausentou da responsabilidade dos serviços. O Estado tem que ajudar o município a fazer o planejamento e os investimentos necessários”.

Moradores do Tijucal e entorno cobram ações

Os moradores dos bairros Pedra 90, Tijucal e Jardim Industriário em Cuiabá estão descontentes com o mau cheiro e outros problemas causados por esgotos a céu aberto nas localidades. O transtorno ocorre há anos e não é resolvido, segundo a população.

Eles dizem que já procuraram a concessionária responsável por este tipo de serviço, a CAB Cuiabá. Contudo, o problema até o momento não foi resolvido. O que revolta mais os moradores da região sul da capital é o reajuste 16,4% da tarifa de água e esgoto prevista para entrar em vigor no dia 4 de março. O reajuste foi um pedido da concessionária.

A moradora do Tijucal, Marielli Corbelino da Silva, de 28 anos, disse que os entraves da rede de esgoto em sua casa acontecem há mais de 10 anos. “Eu moro aqui desde quando nasci e sempre convivemos com o esgoto a céu aberto aqui na porta da minha casa. Já vi passar umas três concessionárias responsáveis pelos serviços de água e esgoto e nenhuma solucionou o problema. Quando chove é Deus nos acuda. A água fica empossada aqui na porta de casa o que leva quase um dia inteiro para secar. É lamentável essa situação”.

No bairro Pedra 90, o esgoto desce pelas ruas o que prejudica tanto as famílias quanto o comércio local. Os moradores são obrigados a deixar as portas e janelas fechadas para tentar evitar que o cheiro se alastre.

“Já perdi vários clientes devido o mau cheiro que ronda o meu comércio. É insuportável, ninguém aguenta. Já solicitei várias vezes para que a CAB venha resolver o problema, mas até agora não fui atendido. Gostaria de saber quem vai arcar com o meu prejuízo”, disse o empresário Rodrigo Fernandes Cardoso. A reportagem entrou em contato com a CAB Cuiabá que informou que vai mandar uma equipe esta semana para tentar solucionar o problema de esgoto na região.

Fonte: Folha do Estado
Foto: Luiz Alves

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