saneamento basico

Fotos mostram água barrenta saindo de torneiras de Macapá

Abrir a torneira e perceber uma água com cor amarelada tornou-se comum em diferentes bairros de Macapá. Internautas estão publicando fotos nas redes sociais para mostrar como o líquido está chegando às residências. A situação, segundo eles, acontece de forma aleatória.

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) informou que as reclamações sobre o problema acontecem há pelo menos duas semanas, e que, após vistorias, foram identificadas falhas no registro da rede de distribuição. Com isso, a água ainda em tratamento estaria atravessando os filtros de limpeza e chegando às casas dos consumidores.

O diretor operacional da Caesa, Leandro Passos, disse que para manutenção da rede e solução do problema haverá interrupção no fornecimento de água para correção. A ausência dos serviços vai atingir os bairros Araxá e Pedrinhas na quarta-feira (24), no horário de 8h às 12h.

A dona de casa Maria de Souza, de 65 anos, moradora do bairro Trem, na Zona Sul da capital, disse que quando foi lavar louça no domingo (21), encontrou a água suja.

“Não foi a primeira vez que aconteceu isso, mas não é tão comum. Ás vezes, falta água, e, quando volta, vem barrenta desse jeito, parece um ‘caldo-de-cana’. Quando voltei para casa, eu fui lavar louça e vi que estava assim. Nem lavei mais. Não confio”, disse a dona de casa.
Segundo Maria de Souza, a cor da água normalizou na manhã de segunda-feira.

Ao colocar a água na banheira para dar banho na filha de 8 meses, o estudante Yan Maciel, de 24 anos, também viu a água turva. O caso aconteceu no bairro Laguinho, Zona Norte da cidade.

“Constantemente a água daqui de casa vem suja, bem marrom mesmo. Quando a gente enche o balde, não dá para ver o fundo. Eu sou obrigado a dar banho na minha filha com essa água de má qualidade, que a gente sabe que faz mal para a saúde de qualquer pessoa”, relatou o estudante.

Segundo Maciel, há dias em que a água aparece limpa, mas muitas vezes o líquido desce das torneiras sujo.
“Se não fosse o filtro que temos, nós teríamos que beber essa água que vem da rua, também para fazer comida. Imagina como é a situação para pessoas que não têm filtro em casa. A gente sabe que foi feito investimento em saneamento básico, mas não vê resultado disso”, acrescentou o estudante.

No dia 14 de fevereiro, um morador do bairro Zerão, Zona Sul, disse que foi surpreendido ao ver a água com uma coloração barrenta e com mau cheiro saindo de uma das torneiras da casa dos pais. Ele também publicou as fotos em uma rede social e contou que a água permaneceu caindo dessa forma por cerca de uma hora, e depois voltou ao normal.

Na época, a Caesa pediu que o dono da casa procurasse a sede da estatal para abrir uma ordem de serviço solicitando a vistoria da rede de distribuição da residência. O diretor operacional da empresa reforça que todas as reclamações devem ser notificadas para que as equipes possam ser deslocadas rapidamente com o objetivo solucionar as falhas.

Fonte: G1
Foto: Maria de Souza/Arquivo Pessoal

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »