saneamento basico

GO: Misael mostra porque é bom municipalizar

Ao vistoriar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o prefeito de Senador Canedo, Misael Oliveira (PDT), defendeu que os municípios goianos retomem a concessão do sistema de água e de coleta de esgoto sanitário, por entender que a municipalização oferece celeridade no oferecimento desses serviços à população.

De acordo com Misael, o governo federal dispõe de linha direta de financiamento de recursos para saneamento básico, sem intermediação, cuja liberação depende tão somente de projetos executivos. “Hoje Senador Canedo tem 100% de água tratada e a universalização da coleta de esgoto sanitário deve ser atingida em três anos”, calcula.

A obra em execução, prevista para ser concluída em dezembro, conta com recursos da ordem de R$ 11 milhões, bancados pela União. O prefeito adianta que novos investimentos estão a caminho, já que o município se inscreveu no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).

O fornecimento de água tratada aos moradores é resultado, segundo o prefeito, da criação da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), em 1992. “Gerenciar os serviços de água foi um excelente negócio para o município. Aliás, gerenciar a agua é um grande negócio em qualquer lugar do mundo, porque não dá prejuízo”, sustenta. “Está sobrando dinheiro no governo federal, para investimentos no setor, para estados e municípios. Só faltam bons projetos”.

Para Misael, trata-se de um erro “muito grande” a centralização dos serviços de saneamento básico pela Saneamento de Goiás S.A. (Saneago). “Quando se fala em universalização dos serviços tem que se descentralizar”, defende. “A Saneago, quando vem dinheiro do governo federal, ela prioriza só as questões políticas”, critica. “O ideal é que cada município assumisse a sua responsabilidade do sistema e água e esgoto, e manter linha direta com o governo federal para buscar recursos”.

Na avaliação do prefeito de Senador Canedo, Goiânia serve de exemplo como uma cidade que padece da falta de esgotamento sanitário.
Polêmica
A assessoria de imprensa da Saneago informou que a companhia não vai polarizar com Misael Oliveira, porque Senador Canedo tem municipalizado o seu serviço de água e esgoto.
A Saneago trabalha no serviço de abastecimento de água e serviços institucionais em 225 municípios goianos. Sobre Goiânia, a assessoria adiantou que a capital caminha rumo à universalização, com a construção de 668,9 quilômetros de rede de coleta de esgoto, que irá beneficiar mais 40 bairros na região Noroeste. De 78%, o serviço atingira 93%. Os investimentos no setor, no Estado, chegam a R$ 4,1 bilhões.

Parceria
Sem a parceria com o governo federal, especificamente quanto a programas de saneamento básico, Misael Oliveira sustenta que o município que administra não teria como levar esses serviços à população.

Últimas Notícias: