saneamento basico

GS Inima a um passo de comprar a SAMAR

O site estrangeiro de notícias sobre negócios Infralatinamerican noticiou, no último dia 22, que a empresa coreana GS Inima está perto de fechar negócio para comprar a Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba), que, desde 2012, detém a concessão de serviços de água e esgoto no município por 30 anos.

Fontes do site disseram que a GS Inima está interessada em pagar R$ 100 milhões, valor é 70% inferior ao pago pela concessionária à Prefeitura em 2012: R$ 344 milhões. Para concluir as negociações, segundo a notícia da Infralatinamerican, a OAS Soluções Ambientais, grupo ao qual a Samar é ligada, precisaria de qualquer aprovação de uma reunião de credores, marcada para 3 de novembro, ou de uma decisão pré-reunião do tribunal de falências.

A coluna procurou o escritório da GS Inima, em São Paulo, que informou desconhecer as negociações. A Samar disse ao Periscópio que o assunto deve ser tratado com a OAS. Já a construtora não respondeu aos questionamentos enviados à sua assessoria de imprensa.

LAVA JATO
Recentemente, a OAS colocou à venda 100% de sua participação na OAS Soluções Ambientais. A medida foi tomada ao mesmo tempo em que a empresa entrou com pedido de recuperação judicial a fim de evitar falência.

Com dívidas de R$ 9,2 bilhões, a construtora é uma das investigadas pela Operação Lava Jato, que apura casos de corrupção envolvendo a Petrobras.

ESTÁ PREOCUPADA
Na Câmara, a vereadora Edna Flor (PPS) também tomou conhecimento da notícia e começou a buscar informações sobre a possível negociação. O assunto preocupou a parlamentar.

O receio dela diz respeito aos investimentos que a OAS se comprometeu a fazer no município ao longo do período de concessão. O grupo estimou investir R$ 370 milhões nos próximos 30 anos. “De que maneira isso (a venda da Samar) vai refletir na prestação do serviço?”, questionou a representante da oposição.

E O DAEA?
Para a vereadora, o Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba) — agência reguladora, que tem o objetivo de fiscalizar o contrato de concessão — precisa vir a público para explicar à população como ficará o saneamento na cidade no caso de uma possível aquisição da concessionária pelo grupo coreano.

CHEQUE EM BRANCO
Presidente de comissão na Câmara que estudou o contrato, o vereador Gilberto Mantovani, o Batata (PR), disse que o acordo não tem “trava” que impeça a negociação da concessionária com outro grupo. “Foi dado um cheque em branco para a OAS”, declarou Batata.

A única coisa que pode causar punições à construtora é o descumprimento do contrato. Líder do governo na Câmara, ele defendeu que a vinda de um novo grupo para assumir a concessão do saneamento passe por nova apreciação do Legislativo. “O que a outra empresa dará de garantia para o cumprimento do contrato?”, questionou. (Ronaldo Ruiz Galdino)

Fonte e Agradecimento pelo envio da Matéria: http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=378422

Últimas Notícias:

Se você confunde drenagem com dragagem, você não está sozinho

Se você já viu uma rua alagada após uma chuva forte ou ouviu falar que um porto “perdeu profundidade”, provavelmente está diante de situações que envolvem drenagem ou dragagem. Os dois termos são parecidos, aparecem juntos em conversas sobre infraestrutura e meio ambiente — e é justamente por isso que costumam gerar confusão.

Leia mais »
El Niño Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

El Niño: Armadores temem demora nas dragagens e nova crise na Amazônia

Cerca de R$ 300 milhões teriam sido gastos pelo governo federal em dragagens emergenciais nas hidrovias da Amazônia nos últimos três anos. O problema, segundo armadores e operadores logísticos da região. É que boa parte dessas intervenções chegou tarde demais, quando a seca já havia produzido seus efeitos mais severos e os rios começavam a recuperar seus níveis. Agora, em ano de super El Niño, o setor teme a repetição desse roteiro.

Leia mais »