O mesmo grupo que já gerencia o tratamento de esgoto, a Saneamento Ambiental Águas do Brasil S/A foi a empresa vencedora da concorrência para assumir o Serviço de Água e Esgoto do Município (Saemja). A abertura dos envelopes com as propostas financeiras foi realizada na tarde desta terça-feira (30) em Jaú (47 quilômetros de Bauru
O Grupo Águas do Brasil – Saneamento Ambiental Águas do Brasil (SAAB) é líder no setor de concessões privadas prestadoras de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no País. Com atuação desde 1997, o Grupo é 100 % nacional e formado por quatro grandes empresas acionistas.
Entre os acionistas do grupo estão a Queiroz Galvão Saneamento, Construtora Cowan S.A, Developer S.A., Grupo Carioca Engenharia e Acquapar Participações. O conglomerado já tem concessão em diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Petrópolis, Araruama, Saquarema, Silva Jardim, Campos dos Goytacazes, Niterói, Resende e Nova Friburgo.
Em parceria com a empresa Foz do Brasil, seus serviços de saneamento básico também se estendem a 21 bairros da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Em São Paulo, o Grupo atua nas cidades de Jaú, Ourinhos, Araçoiaba da Serra e Votorantim.De acordo com o Departamento de Licitações da prefeitura, a empresa só será declarada vencedora após o prazo para recursos. A segunda colocada, Aega Saneamento tem cinco dias para contestar o resultado.
A empresa vencedora da licitação terá de pagar ao Executivo R$ 20 milhões a título de outorga onerosa de serviço público. Ao longo do período de concessão, ela terá que investir ainda R$ 163 milhões nos serviços de água e esgoto em Jaú. Ela ofereceu a menor tarifa para assumir a autarquia municipal.
O prefeito de Jaú, Rafael Agostini (PT), começou a preparar o terreno para a concessão do Saemja ainda no ano passado, quando enviou à Câmara projeto de emenda à Lei Orgânica do Município autorizando transferência dos serviços. A mudança foi aprovada em setembro. Em junho deste ano, prefeitura publicou edital para que as interessadas apresentassem propostas técnicas.
Fonte: http://www.jcnet.com.br/Regional/2014/09/jau-define-empresa-para-assumir-saemja.html