saneamento basico

Milagres-CE: Caso de concessão da Cagece será novamente debatido na Câmara

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Milagres-CE desta quarta-feira (12), o Presidente da casa, vereador Antônio Ede, convidou os parlamentares a participar de reunião que acontecerá na próxima semana, na sexta-feira (21), as 9h00, no Plenário Chico Abraão, na ocasião será debatida mais uma vez a questão da concessão à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Entenda

Em 10 de abril de 2014, após longo debate e apresentação de representante da Cagece, o Prefeito Municipal, Hellosman Sampaio, pouco antes do inicio da votação, retirou de pauta o Projeto de Lei nº 030/2014/, de 07/04/2014, que autoriza a realização de convênios de cooperação com o Estado do Ceará e com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE) e a celebração de contrato de programa com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) e dá outras providências.

A matéria autorizava ainda o município a firmar convênio com vistas a delegar a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE) a regulação dos serviços públicos delegados de abastecimento d’água potável e de esgotamento sanitário

Sobre a retirada de pauta

Na mesma reunião supracitada, no momento em que os presentes aguardavam o inicio da votação, o Presidente da Câmara Antônio Ede (PMDB) leu ofício subscrito pelo Prefeito Municipal, que retirava a matéria de pauta.

Para a aprovação seriam necessários o voto oito parlamentares (2/3), e os vereadores de oposição já haviam declarado voto contrário, temendo que o projeto fosse rejeitado, o Prefeito preferiu retirá-lo de pauta.

Vereadores contra e a favor

Na ocasião, durante a discussão do projeto, que envolveu diversos pedidos de apartes e apelos dos vereadores da situação pela aprovação da matéria, os parlamentares, como Giancles Filgueira (PROS) e Ozório Dantas (PP), questionaram o não investimento da CAGECE nas últimas décadas no município. Dizendo ter ouvido eleitores e que os mesmos não desejavam a aprovação da matéria, o vereador do PROS chegou a declarar voto contrário, assim como Ozório Dantas e Ivan Rodrigues (PP), este lembrando que também votou contra quando da criação da taxa de iluminação pública.

Já os vereadores da situação além de declararem voto a favor, em síntese abordaram com veemência os recursos que o município receberia para saneamento básico com a aprovação do texto. E que a prefeitura, em razão do crescimento das localidades e a escassez de recursos, não têm condições de continuar arcando com a manutenção dos sistemas de abastecimento d’água.

| Com informações Som da Terra FM.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »