saneamento basico

MPE investiga se Sanasa estimula uso abusivo da água

O MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito civil para investigar a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A) pela campanha “Sinal verde para o uso da água”, promovida no horário nobre da televisão. A Promotoria apura se a campanha foge ao interesse público, o que a tornaria ilegal, e estimula, por exemplo, o uso abusivo da água.
De acordo com a portaria instaurada pela promotora Cristiane Hilal, a campanha – que foi rebatizada para “Sinal verde para o uso consciente da água” – contraria a crise hídrica que o Estado de São Paulo vive, ao dizer que o cidadão pode usar a água sem problemas caso o portal da Sanasa indique sinal verde, o que representaria bom índice de vazão nos reservatórios.
Mesmo que Campinas tenha uma situação melhor no abastecimento, disse a promotora na portaria de instauração do inquérito, não há necessidade de estimular o público a consumir água. Ela aponta também que a Sanasa não explica o que é consumo consciente ou não.
Além do teor da campanha, a promotora questionará Sanasa e Ares PCJ, agência reguladora que fiscaliza a Sanasa, sobre o orçamento da empresa do município para gastos com pro
Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »