saneamento basico

MPE investiga se Sanasa estimula uso abusivo da água

O MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito civil para investigar a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A) pela campanha “Sinal verde para o uso da água”, promovida no horário nobre da televisão. A Promotoria apura se a campanha foge ao interesse público, o que a tornaria ilegal, e estimula, por exemplo, o uso abusivo da água.
De acordo com a portaria instaurada pela promotora Cristiane Hilal, a campanha – que foi rebatizada para “Sinal verde para o uso consciente da água” – contraria a crise hídrica que o Estado de São Paulo vive, ao dizer que o cidadão pode usar a água sem problemas caso o portal da Sanasa indique sinal verde, o que representaria bom índice de vazão nos reservatórios.
Mesmo que Campinas tenha uma situação melhor no abastecimento, disse a promotora na portaria de instauração do inquérito, não há necessidade de estimular o público a consumir água. Ela aponta também que a Sanasa não explica o que é consumo consciente ou não.
Além do teor da campanha, a promotora questionará Sanasa e Ares PCJ, agência reguladora que fiscaliza a Sanasa, sobre o orçamento da empresa do município para gastos com pro
Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »