saneamento basico

No DF, tarifas de água e esgoto serão reajustadas em 16% em 1º de março

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) aprovou nesta quinta-feira (29) o reajuste de 16,20% nas tarifas de água e esgotamento sanitário a partir de 1° de março deste ano. A autorização foi publicada no Diário Oficial desta sexta (30).
De acordo com a agência, a Caesb havia pedido inicialmente uma aumento de 23,97%, valor necessário para manutenção de custos e para garantir a qualidade dos serviços prestados.
A Adasa informou que havia proposto um aumento de 13,83% na tarifa, levando em consideração investimentos realizados entre 2008 e 2014 pela Caesb, a inflação do período entre janeiro e dezembro de 2014 e o bônus desconto para os que gastaram menos água.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a “inflação oficial” do país, fechou 2014 em aproximadamente 6,5%, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), Vinícius Benevides, o reajuste de 16,20% representa a reposição da inflação em 2014 e os investimentos da Caesb para melhoria do serviço.
“O contrato de concessão diz que a empresa tem que ter condições de atender, de manter a qualidade da água, e ela tem que estar em equilíbrio financeiro. Em outros lugares, onde isso não acontece, começa a faltar água”, afirma.
Segundo Benevides, a Caesb comprovou investimentos de R$ 112 milhões na expansão da rede e na construção de estações de tratamento. “Tudo foi devidamente auditado e [o sistema] está funcionando.

Últimas Notícias: