saneamento basico

Número de reclamações contra CAB Cuiabá no Procon aumenta 100% em um ano

Alvo de uma Comissão de Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Cuiabá, a Cab Ambiental também lidera o número de reclamações no Procon da capital. Desde 2012, quando a concessionária assumiu os serviços de água e esgoto, as queixas aumentaram mais de 100%. Em 2012, o órgão recebeu 216 denúncias, enquanto em 2013 o número subiu para 435.

A falta de abastecimento de água nas residências e o aumento da fatura mensal estão entre as razões que aparecem com mais frequência no Procon Municipal. A Cab em Cuiabá rebateu os números e declarou que “é natural neste novo momento haver um número significativo de duvidas, assim a CAB Cuiabá realiza audiências de conciliação de forma rotineira com clientes, mediados pelo Procon-MT, para que as reclamações possam ser sanadas e os processos internos da concessionária, aperfeiçoados”.

A concessionária aproveitou a oportunidade para enaltecer os trabalhos feitos desde que os serviços foram assumidos em Cuiabá, em 2012. Para ela, “os investimentos para melhorar o sistema de abastecimento têm promovido mudanças em práticas antigas que ainda estão em processo de absorção pelos usuários”.

Ela também cita como exemplo o trabalho desenvolvido em bairros periféricos como o Pedra 90. Segundo a Cab, “o bairro vivia em situação de desabastecimento, muitas residências não possuíam hidrômetro pagando taxa mínima e não o consumo. Após a padronização a situação é outra, com o abastecimento regular e hidrometrado trazendo para as famílias além do fornecimento da água a necessidade de praticar o consumo consciente e a atenção para não desperdiçar água”.

Ranking

No segundo lugar dos que mais receberam reclamação no Procon Municipal está a operadora telefônica OI, que assim como a Cab compõe o grupo que presta serviços essenciais. Em seguida, vem o setor de produtos, em que as empresas mais reclamadas foram a Novo Mundo, com 22% das queixas e a City Lar, 12%.

Também registraram grande quantidade de reclamações os setores de Assuntos Financeiros com as empresas Bradesco e Itaú nos primeiros lugares, com 10% das reclamações cada um; e o setor de Habitação. Neste último, as empresas com maior número de reclamações são a Rodobens (60%) e Lotufo (20%).

De acordo com o diretor-executivo do Procon Municipal, Carlos Veggi Atala, a maioria dos casos foi registrada por telefone e, além de notificar a empresa de abastecimento, o Procon está buscando alternativas para reduzir os índices de insatisfação do consumidor. “Estamos tentando fazer um acordo com a CAB e também encaminhando a situação ao Ministério Público”, disse.

Fonte: Portal Olhar Direto

Veja mais: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Numero_de_reclamacoes_contra_CAB_Cuiaba_no_Procon_aumenta_100_em_um_ano&edt=25&id=355229

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »