saneamento basico

PB: Governador discute parcerias com Banco Europeu de Investimento

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, na manhã desta segunda-feira (11), com o gerente do Banco Europeu de Investimento no Brasil, Alexandre Staff Varela, com quem discutiu a possibilidade de financiamento de projetos para a Paraíba, especialmente na área de gestão das águas e saneamento. O encontro aconteceu na Granja Santa e contou com a presença de secretários e técnicos da gestão estadual.

“Neste primeiro encontro, conversamos sobre o projeto que está em andamento com o Banco Mundial e também aproveitamos para falar sobre outras possibilidades de parcerias futuras”, comentou o governador.  “Já realizamos e estamos realizando muitas ações de infraestrutura e social em todo o Estado, com recursos próprios. Essa oportunidade com o Banco Europeu, assim como com o Banco Mundial, vai ampliar ainda mais os investimentos voltados ao desenvolvimento da Paraíba”, completou.

O secretário da Infraestrutura, do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, que também estava na reunião, falou sobre a proposta do Governo do Estado junto ao Banco Mundial, que está em andamento. “Foi dentro desse pedido junto ao Banco Mundial que surgiu a possibilidade da parceria com o Banco Europeu de Investimento”, afirmou. “É um total de R$ 250 milhões para financiamento de saneamento básico, sendo R$ 125 milhões pelo Banco Mundial. A outra metade será pelo Banco Europeu”, explicou.

O gerente do Banco Europeu no Brasil, Alexandre Staff Varela, também ressaltou que a reunião representou o início de muitas parcerias. “Estamos buscando apoiar o Governo em projeto que o Banco Mundial já vinha desenvolvendo”, afirmou. “Ficamos muito felizes em podermos conversar com o Estado sobre a possibilidade também de financiamentos futuros nas áreas de infraestrutura econômica e social”, acrescentou.

Secom-PB

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »