saneamento basico

PF deflagra operação braço da Lava Jato contra crimes ambientais

A Polícia Federal cumpriu mandados de prisão, 35 de condução coercitiva e 41 de busca e apreensão contra a extração e comercialização ilegal de diamantes em terras indígenas, no interior de Rondônia. Segundo nota da PF, a operação, batizada de Cratons – nome da estrutura geológica que dá origem à pedra preciosa -, é um “desmembramento direto” da Lava Jato. Um dos alvos em comum é o doleiro Habib Chater, que foi apontado como dono do posto de gasolina que lavava o dinheiro da Lava Jato e motivou a operação. Ligado ao doleiro Alberto Youssef, ele foi um dos primeiros presos nas diligências da PF do Paraná.

Além de Rondônia, 220 agentes foram acionados para cumprir os mandados em oito Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso e Paraná.

Apesar de ser um demembramento da Lava Jato, a operação não tem nenhuma relação com o petrolão e apura a ocorrência de crimes ambientais.

Segundo a PF, uma quadrilha constituída por empresários, advogados, comerciantes, garimpeiros e indígenas era responsável por gerenciar a exploração ilegal de diamantes no chamado Garimpo Lage, situado dentro da Reserva Indígena Parque do Aripuanã. Os índios que habitam o local são da etnia Cinta Larga.

Os suspeitos devem responder pelos crimes de extração mineral sem autorização do órgão competente, dano a unidade de conservação, usurpação de bem da União, receptação, organização criminosa, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Últimas Notícias:
Regulação Hídrica ESG

Regulação hídrica e os desafios ESG

O relatório destaca eixos com impacto direto sobre o setor produtivo: regulação dos usos da água, fiscalização, estrutura tarifária e diretrizes para a prestação dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário.

Leia mais »
Ebook Gestão Pública Sustentável

E-book: Gestão Pública Sustentável

O mundo atravessa um período de rápidas transformações socioeconômicas, ambientais, tecnológicas e culturais, acompanhadas por intensa urbanização e pela forte sensação de que há uma crise de governança e de valores para alcançar uma visão de futuro capaz de enfrentar os desafios que se colocam neste ritmo acelerado.

Leia mais »