saneamento basico

Prolagos vence prêmio internacional com projeto de expansão do sistema de esgoto da Região dos Lagos

São Pedro da Aldeia (RJ), 19.10.2017.

A Prolagos, empresa do Grupo Aegea Saneamento, venceu o prêmio internacional “Be Inspired Awards” 2017, evento que reúne profissionais de infraestrutura de vários países, com o projeto de inovação em modelagem hidráulica do sistema de esgotamento sanitário.

A premiação aconteceu em Singapura, durante a Conferência “The Year in Infrastructure 2017″.

O Prêmio “Be Inspired Awards” tem como objetivo promover as melhores práticas de planejamento em engenharia e reconhecer os trabalhos inovadores que os usuários de softwares de modelagens hidráulicas da Bentley, empresa líder no fornecimento global de soluções de softwares, têm feito pela infraestrutura mundial.

Dentre mais de 400 candidaturas de empresas de 50 países, o projeto “Plano Diretor de Esgotos da Prolagos – 2041” foi o único projeto brasileiro vencedor do prêmio.

O ‘Oscar da engenharia mundial’ reuniu mais de 800 profissionais e cerca de 450 empresas atuantes nas áreas de projeto, construção e operações de infraestruturas, incluindo 115 membros da imprensa, permitindo aos profissionais que atuam na área de infraestrutura trocar experiências e conhecer as mais recentes inovações tecnológicas e as tendências do setor.

Os gestores de projetos da Aegea Saneamento e responsáveis pela apresentação desta candidatura ao prêmio, Wagner Carvalho e Ana Rita Lynce, representaram à concessionária e a holding de saneamento Aegea Saneamento, no evento.

Para Wagner, o projeto finalista, o Plano Diretor de Esgotos da Prolagos até 2041, retrata fielmente a complexidade do atual sistema coletor da Região dos Lagos e da sua expansão, através da integração de dados provenientes tanto do cadastro técnico como da operação.

“A revolução tecnológica mundial do design BIM trouxe ao setor de infraestruturas a oportunidade de aperfeiçoar o detalhamento dos projetos para que as melhores soluções sejam implantadas e, também, para evitar surpresas indesejáveis na fase executiva”, comenta Wagner Carvalho.

O Plano Diretor de Esgoto desenvolvido pela Prolagos tem impacto direto na qualidade de vida dos moradores da Região dos Lagos.

Expansão do sistema de esgoto

“A modelagem hidráulica inovadora usada para projetar a expansão da rede de coleta na Prolagos, baseada em softwares de tecnologia BIM, permitirá incrementar a eficiência da operação do sistema de esgotos e a efetividade dos investimentos e, acima de tudo, contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população local, diminuindo o número hospitalizações por doenças diarreicas e promovendo a continuação da recuperação do sistema ecológico da Lagoa Araruama, que impacta diretamente a economia da região”, explica Ana Rita Lynce.

Para aumentar a eficiência de suas operações, a Aegea Saneamento está apostando no desenvolvimento de planos diretores de água e esgotos utilizando a tecnologia BIM em várias concessionárias, como Serra e Vila Velha, no Espírito Santo, Piracicaba, em São Paulo, e em Teresina, no Piauí. A iniciativa visa garantir a eficiência nas operações.

Sobre Aegea

A holding AEGEA no qual a Prolagos faz parte é uma das maiores companhias brasileiras de saneamento do setor privado. Atende cerca de 5 milhões de pessoas em 48 municípios de dez estados brasileiros.

A empresa foi criada em 2010 como holding de saneamento do Grupo Equipav, que acumula mais de 50 anos de experiência na área de infraestrutura e mais de dez anos na área de saneamento. Atua como administradora de concessões públicas, operando em todos os processos do ciclo integral da água.

Os ativos de saneamento são gerenciados por meio de concessões plenas ou parciais e parcerias público-privadas.

Crédito foto: Bentley Systmens

Sugestão de legenda: O Gestor de Projetos, Wagner Carvalho, (ao centro) recebe o Prêmio Internacional “Be Inspired Awards” 2017

Siga o Portal Saneamento Básico no LinkedIn

Últimas Notícias:
Projeto Sistema Drenagem

Projeto de sistema de drenagem: uma abordagem técnica e ambiental

Os governos municipais têm a incumbência da infraestrutura de microdrenagem, que se estende aos estaduais com o aumento da importância da macrodrenagem, centrada nas bacias hidrográficas. Serviços básicos urbanos incluem construção de guias, galerias de águas pluviais e obras de contenção de encostas para mitigar riscos urbanos.

Leia mais »