Quanta água SP precisa juntar para evitar o colapso em 2015?

Quanta água São Paulo precisa juntar neste verão para passar pelo ano de 2015 sem desespero? Não há uma resposta precisa para essa pergunta. São muitas variáveis. Primeiro, depende do consumo ao longo do ano. Da eficácia das medidas – como multa e preço da água – que induzem a um consumo menor. Também depende do programa de estímulo para grandes consumidores – como indústrias – passarem da rede da Sabesp, a companhia de abastecimento, para poços artesianos. Também depende do calor. Dias muito quentes aumentam o consumo e a evaporação na área dos reservatórios e rios que abastecem o sistema. O ano de 2014 registrou 6 das 13 temperaturas mais altas da história em São Paulo. E isso ajudou a esgotar as reservas de água.

Apesar das incertezas, é possível fazer estimativas. A seguir, arriscarei-me a fazer um palpite sobre o sistema Cantareira, o maior de São Paulo. Hoje, considerando a segunda cota do volume morto (reserva de água abaixo do ponto de captação tradicional), o sistema Cantareira está com 7,4% de sua capacidade. Em períodos de pouca ou nenhuma chuva, típicos das estações secas fora do verão, e considerando a média de consumo atual, o sistem perde 0,1% por dia. Isso signifia que a reserva atual daria para cerca de 70 dias se não chovesse nada. Só que estamos no verão. São esperadas chuvas fortes até o fim da estação, em março. Alguns meteorologistas acreditam que este verão, infelizmente, poderá ter chuvas abaixo da média, o que é bem ruim para repor os reservatórios.

Precisamos acumular água nos próximos meses de janeiro, fevereiro e março. Água suficiente para aguentar o período com pouca chuva, que vai de abril a novembro de 2015. A partir do fim de novembro, já voltam as chuvas fortes, que começam a repor os reservatórios. Isso significa que a Cantareira precisa ter, no início de abril, água suficiente para cerca de 240 dias mais secos. Voltando à taxa de consumo observada recentemente, é possível estimar que no início de abril, a Cantareira deve ter pelo menos 24% de sua capacidade para ter água até a chegada do próximo período chuvoso.
A Sabesp informa dia a dia o estado dos reservatórios em seu site. O índice considerado para o meu cálculo acima foi o de “volume armazenado”. Temos três meses de chuvas pela frente. Vamos torcer pelas nuvens carregadas e economizar água.

Fonte e Agradecimentos: REVISTA ÉPOCA
http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/12/quanta-bagua-sp-precisa-juntarb-para-evitar-o-colapso-em-2015.html

Últimas Notícias: