saneamento basico

Renovação de contrato com a Sanepar é tema de audiência pública na Câmara de Ivaiporã

A Prefeitura de Ivaiporã promoveu uma audiência pública, na quinta-feira, dia 12 de dezembro, para apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e discutir a renovação do contrato de concessão dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto com a Sanepar.

A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores de Ivaiporã e contou com a presença do prefeito Carlos Gil; presidente do Legislativo, Edivaldo Aparecido Montanheri; diretor municipal de Planejamento, Maurício Frederico; gerente regional da Sanepar de Apucarana, Rui Mendes Júnior; do gerente de concessões Sérgio Veronezze; e representantes da comunidade.

A reunião teve início com a apresentação do PMSB que prevê os investimentos e o planejamento dos serviços de água, esgoto sanitário, drenagem e resíduos sólidos para os próximos 30 anos. A apresentação ficou a cargo do diretor municipal de Planejamento, Maurício Frederico.

Entre os pontos apresentados no Plano estão a assunção do sistema de abastecimento de água do distrito de Santa Bárbara, conclusão e operacionalização do sistema de água das comunidades de Cruzeirinho, Santa Luzia e Severiano – até 2015, e ampliação da capacidade de armazenamento de água, em Ivaiporã, além de manutenção de 100% dos domicílios atendidos com ligação de água na área urbana.

Na área de coleta e tratamento de esgoto, o PMSB tem como metas a elevação do índice de domicílios atendidos com a rede coletora de 33% a 65% até 2018 e para 90% até 2027, construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na confluência do Córrego Pindauvinha e do Rio Pindauva, com a desativação da atual ETE ao lado do Jardim Itaipu, além de outras melhorias.

Após a apresentação do PMSB, que foi aprovado na audiência pública, teve início o debate em torno da renovação de contrato com a Sanepar.

Em agosto, após 8 meses de negociações na tentativa de renovar o contrato de concessão, o prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, chegou a anunciar que havia encerrado as negociações e que o município de Ivaiporã iria retomar a operação da distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto. Diante da manifestação dos funcionários da Sanepar, lotados em Ivaiporã, e também de uma sinalização da Sanepar de ampliar os investimentos em Ivaiporã, as negociações foram retomadas e a audiência pública marcada.

Pelo novo contrato, a Sanepar se compromete a cumprir as metas estabelecidas no PMSB no que se refere à ampliação do sistema de distribuição de água e à ampliação da rede de coleta de esgoto. Além disso, existe o compromisso da empresa em instalar uma gerência regional na área comercial e de projetos em Ivaiporã, e de repassar recursos na ordem de 2% da arrecadação para o Fundo Municipal do Meio Ambiente, que irá desenvolver projetos na área ambiental.

No entanto, um ponto trava a assinatura do contrato de concessão, que é justamente a cláusula que regulamenta o término do contrato de concessão, previsto para 30 anos. Pela proposta encaminhada pela concessionária, no final do contrato, se o município não optar pela renovação e quiser retomar o sistema de abastecimento de água e esgoto, seria obrigado a ressarcir a Sanepar com o valor do patrimônio que não tiver sido amortizado.

O prefeito Carlos Gil não aceita a cláusula e, na audiência pública, disse que o município tem o direito de retomar o sistema sem ônus, uma vez que o abastecimento de água e tratamento de esgoto é uma concessão pública municipal. “A única coisa que aceitamos é assumir os resíduos de financiamentos de investimentos que ficarem para pagar, após o término do contrato”, disse o prefeito.

Diante do impasse, a audiência pública foi concluída sem a definição de assinatura do contrato de concessão. Uma reunião está agendada, na  quinta-feira, dia 19 de dezembro, entre o prefeito Carlos Gil e a diretoria da Sanepar para tentar chegar a um acordo e finalmente definir a renovação do contrato de concessão.

Prefeito confiante na renovação
Apesar do impasse exposto na audiência pública, o prefeito Carlos Gil está confiante em uma renovação com a Sanepar.  Ele avaliou que a audiência pública foi positiva e acredita que a Sanepar tem muito interesse em continuar explorando o serviço de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, tendo em vista que o sistema de Ivaiporã é lucrativo para a empresa.

Antes da audiência pública, o gerente regional da Sanepar em Apucarana, Rui Mendes Júnior, informou que, após inúmeras negociações, a renovação está muito próxima, o que demonstra a vontade do município em continuar contando com os serviços da Sanepar e também da vontade da empresa em continuar prestando serviços à população de Ivaiporã e da região.

Ele comentou que o índice proposto de 90% das residências com ligações de esgoto é algo semelhante aos países de primeiro mundo e que demonstra que Ivaiporã dentro de poucos anos terá a universalização do acesso completo ao saneamento básico, que significa um ganho ambiental e de saúde pública.

O gerente de concessões da Sanepar, Sérgio Veronezze, informou que, pelo contrato apresentado a Prefeitura, a empresa se compromete a realizar um investimento na ordem de R$ 60 milhões.

 

Fonte e Agradecimentos: http://www.paranacentro.com.br/site/noticia.php?idNoticia=12134

 

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »