saneamento basico

Romero estuda municipalização dos serviços da Cagepa em C

A polêmica está lançada. O PSDB e o PSB começam a travar mais uma disputa, desta vez pelo controle da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA). O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, declarou nesta quinta-feira, 19, que está sendo estudada a municipalização dos serviços de saneamento básico para a cidade.

A pretensão de Romero é que seja aberta uma discussão junto à sociedade e depois criado um edital para uma nova concessão, inclusive, com a participação da Cagepa. O tucano assegurou que o edital buscará contemplar temas importantes, como exemplo a reutilização da água.

– A concessão foi feita por um período de 50 anos, no ano de 1964, e se encerrou ano passado. Dessa forma, iremos abrir uma discussão com a sociedade, e se aprofundar no tema, para que possamos construir um edital – detalhou.
Acontece que o presidente da Companhia, Marcos Vinicius, discorda da proposta de Romero. Em entrevista a Rádio Campina FM, ele admitiu que a empresa precisa melhorar os serviços prestados no município de Campina Grande, mas não deve ficar sob o controle da PMCG.

Enfático, Marcos Vinícius disse que discorda da opinião do prefeito Romero Rodrigues, em que apoia a municipalização dos serviços de saneamento básico.

– Nós trabalhamos com o sistema integrado de arrecadação, então precisamos observar que em determinados municípios a arrecadação tem sido significativo, como em João Pessoa e Campina Grande. Apesar disso, a questão da água é muito maior do que a própria arrecadação (dinheiro), por ser um bem público e vital para a vida humana – explicou o presidente da Cagepa.
PBAgora

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »