Problema surgiu após instalação de rede coletora de esgoto, diz moradora. Com chuvas, situação se agravou e dificulta passagem de pedestres e carros.
Uma rua do bairro Jardim Porangaba, em Águas de São Pedro (SP), foi tomada pela lama e dificulta a passagem de veículos e pessoas. O problema surgiu depois que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) colocou uma rede coletora de esgoto no local e não voltou para consertar a via, segundo moradores. A supervisora de comércio exterior Graziela Brizola registrou imagens da situação no trecho e enviou à reportagem por meio da ferramenta colaborativa VC no G1.
A Prefeitura informou que a responsabilidade das obras é da Sabesp. O G1 entrou em contato com o órgão, mas até as 16h50, não obteve posicionamento. Quer compartilhar alguma notícia também? Envie para o VC no G1.
De acordo com os moradores, devido às chuvas dos últimos dias, os carros não conseguem transitar na via. Graziela Brizola, de 35 anos, disse que a rede de esgoto foi colocada na Rua Speridiole Antonio Carrara no dia 17 de fevereiro e, já no dia seguinte, a rua foi tomada pela lama.
Graziela relatou ainda que a via, sem pavimentação, era revestida com pedras. “O grande fluxo de veículos pesados provoca criação de valas de mais de 30 centímetros de profundidade. Isso dificulta a entrada e saída de moradores”, contou.
“As pessoas que trabalham fora da cidade, de carro ou a pé, e crianças que precisam ir para escolas, mal conseguem sair de casa”, lamentou.
Na manhã desta quinta-feira (25), a Sabesp enviou uma máquina para compactar a terra da rua, segundo a supervisora. “Os funcionários informaram aos moradores que somente este trabalho será realizado no local”, ressaltou.
A moradora disse ainda que outros vizinhos também entraram em contato com a Prefeitura. “O Departamento de Obras afirmou estar ciente do problema, mas disse que não pode fazer nada e que qualquer trabalho no local deve ser executado pela Sabesp”, disse.
“Sofremos o descaso da Prefeitura e da Sabesp. A chuva prevista para essa semana na região nos deixou apreensivos. Afinal, como vamos conseguir entrar e sair de nossas casas”, questionou Graziela.
Nota da Redação: A Prefeitura de Águas de São Pedro, informou em nota, que a responsabilidade de arrumar o problema ocasionado pela rede de esgoto instalada é da Sabesp. “A administração municipal inclusive já contatou a gerência local da autarquia estadual cobrando providências urgentes”, disse.
A administração municipal afirmou ainda que, após a conclusão do serviço da Sabesp, a rua Speridiole Antonio Carrara irá receber obras de pavimentação. O projeto se encontra atualmente em fase de licitação”, detalhou em nota.
Fonte: G1
Foto: VC no G1