saneamento basico

Sanepar pede reajuste e conta pode subir pela terceira vez em 2015

A Sanepar comunicou ao mercado, aos investidores e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que pediu uma “revisão tarifária extraordinária” dos preços da água e do esgoto ao regulador do saneamento no Paraná, o Instituto das Águas. Se o pedido for autorizado, será o terceiro aumento em 2015. Em março, o reajuste anual foi dividido em duas partes: a primeira, em maio, de 6,5%. E a segunda em julho, de 6%.

O percentual solicitado não será divulgado pela empresa até a decisão e deve ser aplicado de uma vez só. A Sanepar não trabalha com outro cenário que não o da revisão da tabela com os preços dos serviços. O aumento deve chegar às contas dos consumidores a partir de 1.º de setembro.

Segundo a companhia, o pedido de revisão não pode ser considerado, propriamente, um aumento, por tratar-se de situação excepcional relacionada aos custos da energia – fator que impacta diretamente a operação da empresa. Anualmente, a Sanepar reajusta preços sempre em março.

“A revisão extra é justificada pelos aumentos sucessivos na energia elétrica, bastante acima do que prevíamos para o ano”, afirma Claudia Trindade, gerente da Unidade de Regulação da Sanepar.

A empresa argumenta que o aumento acumulado durante as três elevações dos custos da energia deste ano deve provocar gastos, em 2015, 88% maiores com a Copel em relação a 2014.

A gerente da Sanepar afirma que os clientes da empresa não devem ficar assustados, por considerar que os preços dos serviços “são muito mais baratos” do que as tarifas de serviços como energia e telefonia.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/888806/?noticia=SANEPAR+PEDE+REAJUSTE+E+CONTA+PODE+SUBIR+PELA+TERCEIRA+VEZ+EM+2015

Últimas Notícias:
Luta contra desperdício de água inclui ‘robô de Marte’ e cães farejadores

Luta contra desperdício de água inclui ‘robô de Marte’ e cães farejadores

A cada três litros de água tratada que saem de uma estação de saneamento no Brasil, um desaparece antes de chegar à torneira de alguém. Além disso, o indice médio de perdas em 2024 (39,5% segundo estudo do Instituto Trata Brasil e da consultoria Ex Ante). É o dobro do considerado aceitável e bem acima da média de 15% dos países desenvolvidos e poderia ser suficiente para resolver boa parte do déficit que ainda deixa 33 milhões de brasileiros sem acesso à água potável.

Leia mais »
Chega de tanta água jogada fora

Chega de tanta água jogada fora

Você já imaginou uma indústria perder 40% do que produz? Ficar apenas com os 60% restantes? Se uma padaria jogasse fora quatro em cada dez pães que assa, antes mesmo de abrir, todo mundo acharia um absurdo. No saneamento brasileiro, é exatamente o que acontece com a água tratada. O país perdeu quase 40% da água produzida em 2024 antes de chegar à torneira da população.

Leia mais »