saneamento basico

Sanepar pede reajuste e conta pode subir pela terceira vez em 2015

A Sanepar comunicou ao mercado, aos investidores e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que pediu uma “revisão tarifária extraordinária” dos preços da água e do esgoto ao regulador do saneamento no Paraná, o Instituto das Águas. Se o pedido for autorizado, será o terceiro aumento em 2015. Em março, o reajuste anual foi dividido em duas partes: a primeira, em maio, de 6,5%. E a segunda em julho, de 6%.

O percentual solicitado não será divulgado pela empresa até a decisão e deve ser aplicado de uma vez só. A Sanepar não trabalha com outro cenário que não o da revisão da tabela com os preços dos serviços. O aumento deve chegar às contas dos consumidores a partir de 1.º de setembro.

Segundo a companhia, o pedido de revisão não pode ser considerado, propriamente, um aumento, por tratar-se de situação excepcional relacionada aos custos da energia – fator que impacta diretamente a operação da empresa. Anualmente, a Sanepar reajusta preços sempre em março.

“A revisão extra é justificada pelos aumentos sucessivos na energia elétrica, bastante acima do que prevíamos para o ano”, afirma Claudia Trindade, gerente da Unidade de Regulação da Sanepar.

A empresa argumenta que o aumento acumulado durante as três elevações dos custos da energia deste ano deve provocar gastos, em 2015, 88% maiores com a Copel em relação a 2014.

A gerente da Sanepar afirma que os clientes da empresa não devem ficar assustados, por considerar que os preços dos serviços “são muito mais baratos” do que as tarifas de serviços como energia e telefonia.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/888806/?noticia=SANEPAR+PEDE+REAJUSTE+E+CONTA+PODE+SUBIR+PELA+TERCEIRA+VEZ+EM+2015

Últimas Notícias:
Reciclagem exige mudança de hábitos e combate ao consumismo (1)

Reforma tributária no saneamento: O que sua operação precisa ajustar agora para não gerar prejuízos futuros | EOS Systems

A reforma tributária brasileira não se limita a uma alteração de alíquotas, mas representa uma transformação estrutural na arquitetura de dados das operações de saneamento. Com a transição para o modelo de IVA Dual — composto pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) —, inconsistências nesse processo podem gerar impactos financeiros relevantes. Para mitigar esses riscos, torna-se necessário um ajuste imediato em três frentes estratégicas.

Leia mais »