A Prefeitura de São João de Meriti deu um importante passo para o desenvolvimento do saneamento básico do município. Nesta terça-feira (3), foi inaugurada a empresa Águas de Meriti, formada pelos grupos Aegea e Conasa. “Por meio deste convênio, em oito anos, a cidade será a primeira da Baixada Fluminense a ter 90% do esgoto tratado”, anunciou Eduardo Vergutz, diretor executivo da Concessionária Águas de Meriti.
O prefeito Sandro Matos ressaltou o apoio recebido do Governo do Estado do Rio de Janeiro e a parceria da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) no empreendimento: “Eu agradeço ao governador Luiz Fernando Pezão pela atenção dada e ao comprometimento em viabilizar o esgotamento sanitário na Baixada Fluminense. Também agradeço à Cedae que já está conversando com a Águas de Meriti para elas realizarem juntas todas as obras necessárias para solucionar o problema de saneamento no município”.
Serão investidos R$ 245 milhões e a previsão é de que sejam aplicados cerca de R$ 35 milhões já no primeiro ano em obras de ampliação da rede e melhorias nos serviços de atendimento ao consumidor. “A concessionária já está realizando o levantamento técnico cadastral de toda a rede de água e esgoto do município para saber o que pode ser reaproveitado e o que precisará ser construído”, adiantou Justino Brunelli, diretor executivo da Águas de Meriti.
“Pela estrutura vista aqui hoje e pelo investimento da empresa em funcionários, eu tenho certeza que a população de São João de Meriti será muito bem atendida pela Águas de Meriti. A história da cidade será dividida em antes e depois da inauguração da concessionária”, completou o prefeito.
Com a implantação do sistema de saneamento básico do município, São João de Meriti será o primeiro município da Baixada Fluminense a contribuir, efetivamente, para a limpeza da Baía da Guanabara com o aumento substancial do tratamento do esgoto na cidade, que atualmente deságua in natura nos rios Sarapuí e Meriti.
Fora a questão ambiental, os meritienses terão uma grande redução no número de doenças infantis e adultas provocadas pela falta de saneamento. Cerca de 2.500 crianças morrem por ano no Brasil em decorrência do não tratamento de água e esgoto. Estima-se que para cada real investido no saneamento, economiza-se quatro reais na saúde.
O recadastramento e o levantamento técnico começaram, no início de outubro, pelos bairros de Coelho da Rocha, Éden e Vilar dos Teles e deve terminar no final de 2015 para que as obras sejam iniciadas em 2016, beneficiando assim grande parte da população de São João de Meriti.
Além do prefeito Sandro Matos, marcaram presença na cerimônia de inauguração: o secretário municipal de Serviços Públicos, Alírio Montebrune, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila Lucas, o secretário municipal de Obras, Habitação, Ambiente e Defesa Civil, Rodrigo Henriques Drigão, o secretário municipal de Promoção Social, Geraldo Luiz Brinate, o vereador Aldilas Hungria, o vereador Antonio Carlos Cardoso Correa (Titinho), o vereador Ernane Aleixo e o vereador Emilson Figueiredo Tavares (Xexéu).
Também estavam presentes representando a concessionária Águas de Meriti: a diretora executiva, Paula Medina, o diretor presidente da Prólagos, Carlos Roma, e o representante dos acionistas da Conasa, Roberto Íto.
Fonte: http://meriti.rj.gov.br/sjm/sao-joao-de-meriti-sera-a-primeira-cidade-da-baixada-fluminense-a-ter-90-do-esgoto-tratado/