saneamento basico

São João de Meriti terá 90% do esgoto tratado

A Prefeitura de São João de Meriti deu um importante passo para o desenvolvimento do saneamento básico do município. Nesta terça-feira (3), foi inaugurada a empresa Águas de Meriti, formada pelos grupos Aegea e Conasa. “Por meio deste convênio, em oito anos, a cidade será a primeira da Baixada Fluminense a ter 90% do esgoto tratado”, anunciou Eduardo Vergutz, diretor executivo da Concessionária Águas de Meriti.

O prefeito Sandro Matos ressaltou o apoio recebido do Governo do Estado do Rio de Janeiro e a parceria da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) no empreendimento: “Eu agradeço ao governador Luiz Fernando Pezão pela atenção dada e ao comprometimento em viabilizar o esgotamento sanitário na Baixada Fluminense. Também agradeço à Cedae que já está conversando com a Águas de Meriti para elas realizarem juntas todas as obras necessárias para solucionar o problema de saneamento no município”.

A agência cuidará do saneamento básico do município (Assimp Meriti/Glaucio Burle)

Serão investidos R$ 245 milhões e a previsão é de que sejam aplicados cerca de R$ 35 milhões já no primeiro ano em obras de ampliação da rede e melhorias nos serviços de atendimento ao consumidor. “A concessionária já está realizando o levantamento técnico cadastral de toda a rede de água e esgoto do município para saber o que pode ser reaproveitado e o que precisará ser construído”, adiantou Justino Brunelli, diretor executivo da Águas de Meriti.

“Pela estrutura vista aqui hoje e pelo investimento da empresa em funcionários, eu tenho certeza que a população de São João de Meriti será muito bem atendida pela Águas de Meriti. A história da cidade será dividida em antes e depois da inauguração da concessionária”, completou o prefeito.

Com a implantação do sistema de saneamento básico do município, São João de Meriti será o primeiro município da Baixada Fluminense a contribuir, efetivamente, para a limpeza da Baía da Guanabara com o aumento substancial do tratamento do esgoto na cidade, que atualmente deságua in natura nos rios Sarapuí e Meriti.

Fora a questão ambiental, os meritienses terão uma grande redução no número de doenças infantis e adultas provocadas pela falta de saneamento. Cerca de 2.500 crianças morrem por ano no Brasil em decorrência do não tratamento de água e esgoto. Estima-se que para cada real investido no saneamento, economiza-se quatro reais na saúde.

O recadastramento e o levantamento técnico começaram, no início de outubro, pelos bairros de Coelho da Rocha, Éden e Vilar dos Teles e deve terminar no final de 2015 para que as obras sejam iniciadas em 2016, beneficiando assim grande parte da população de São João de Meriti.

O prefeito Sandro Matos e o vereador Antonio Carlos Cardoso Correa (Titinho) ao lado dos representantes da Águas de Meriti (Assimp Meriti/Glaucio Burle)

Além do prefeito Sandro Matos, marcaram presença na cerimônia de inauguração: o secretário municipal de Serviços Públicos, Alírio Montebrune, a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila Lucas, o secretário municipal de Obras, Habitação, Ambiente e Defesa Civil, Rodrigo Henriques Drigão, o secretário municipal de Promoção Social, Geraldo Luiz Brinate, o vereador Aldilas Hungria, o vereador Antonio Carlos Cardoso Correa (Titinho), o vereador Ernane Aleixo e o vereador Emilson Figueiredo Tavares (Xexéu).

Também estavam presentes representando a concessionária Águas de Meriti: a diretora executiva, Paula Medina, o diretor presidente da Prólagos, Carlos Roma, e o representante dos acionistas da Conasa, Roberto Íto.

 

 

Fonte: http://meriti.rj.gov.br/sjm/sao-joao-de-meriti-sera-a-primeira-cidade-da-baixada-fluminense-a-ter-90-do-esgoto-tratado/

Últimas Notícias: