Skip to content
quinta-feira, agosto 11, 2022
Últimas Notícias:
  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi a porta de entrada para o ESG
  • A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.
  • Como Integrar IoT, SCADA e Legados
  • ANA e CNJ firmam cooperação para capacitação nas temáticas de conservação de água e solo, segurança de barragens, reservatórios e saneamento básico
  • 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

TCE-MT capacita conselheiros e corpo técnico sobre PPP

  • PPP & Concessões
  • setembro 1, 2016

Conselheiros, auditores, assessores jurídicos e técnicos do Tribunal de Contas de Mato Grosso, estão aprofundando seus conhecimentos sobre o funcionamento e os marcos legais que regem os contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Para tanto, participaram nesta quarta-feira (31.08) de uma capacitação na Escola Superior de Contas.

A capacitação do corpo técnico e de assessoramento, bem como dos próprios conselheiros, é uma necessidade imposta pela realidade econômica e fiscal do Estado e do País, em que as PPPs vêm ganhando importância como uma das alternativas para o equacionamento das demandas crescentes de serviços e infraestrutura e a escassez de recursos para investimentos no setor público, avalia o presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, que também participou do curso.

Um dos facilitadores da capacitação, Luiz Eduardo da Silva Oliveira, da Secretaria de Controle Externo e Auditorias Especiais, explicou que, como as PPPs são um tema novo na gestão pública brasileira, e polêmico, o TCE-MT está investindo no conhecimento e capacitação de seus quadros para ter segurança técnica e jurídica, bem como domínio pleno dos seus conceitos, quando for necessário fiscalizar e auditar os futuros contratos destas parcerias entre os jurisdicionados e grupos privados.

“Precisamos desmistificar esse tema, muitos apregoam que as parcerias público-privadas são uma privatização dos serviços públicos quando não são. As PPPs são um modelo novo de divisão de atribuições entre o setor público e a iniciativa privada, em que as empresas entram com a prestação de serviços ou com investimentos em infraestrutura, além de know-how, e o Estado com a gestão da concessão da atividade e ou estrutura contratada”, frisou Oliveira.

Já Jefferson Filgueiras Bernardino, da Secretaria de Controle Externo de Obras e Serviços de Engenharia do TCE-MT, também facilitador da capacitação, chamou a atenção para a importância da Corte de Contas estar preparada para auxiliar os gestores públicos de Mato Grosso a operar a administração dos contratos de PPPs com eficiência. Ele destacou que os contratos de PPPs são singulares em relação aos demais contratos regidos pela Lei n° 8.666/1993, a chamada “Lei das Licitações”.

“O TCE precisa se preparar bem para atuar na fiscalização, inclusive na fase de planejamento desses contratos, para evitar problemas no decurso de sua execução, já que são de longa duração, podendo variar de cinco a 35 anos de duração. Esta capacitação passará aos participantes uma visão geral das PPPs no Brasil e no exterior, bem como sobre a legislação que regulamenta esses contratos e um panorama dos projetos em andamento no Estado”, explicou Bernardino.

No momento, há apenas um contrato de PPP em vigor em Mato Grosso, o firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e uma empresa que gerencia o Parque Municipal Urbano “Tia Nair”. No entanto, o Governo do Estado prepara a realização de licitações para a implantação de PPPs voltadas à construção de sete novas unidades do “Ganha Tempo” em várias cidades. Os processos estão sendo preparados pela empresa pública de economia mista MTPar e se encontra na fase de análise legal por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Para o conselheiro substituto junto à Presidência do TCE-MT, Ronaldo Ribeiro, a capacitação vem em hora oportuna e a Corte de Contas, uma vez mais, procura se antecipar às demandas da sociedade na área de controle externo. “Este é um tema muito interessante porque temos enfrentado dificuldades financeiras, orçamentárias e de limites fiscais em Mato Grosso, e aliás, no Brasil inteiro. E o instituto das PPPs traz a iniciativa privada para um trabalho conjunto com o poder público executivo, seja municipal, seja estadual. O Estado de Mato Grosso precisa avançar neste ponto e o Tribunal de Contas deve ir junto e participar. Para isso, como órgão de controle externo, precisamos nos preparar, nos capacitar para essas futuras auditorias e fiscalizações”, argumentou o conselheiro.

Durante a capacitação, os participantes receberam informações sobre conceitos, características e legislação das PPPs; Planejamento e visão dos agentes privados sobre as PPPs; Experiências Internacionais e Panorama Nacional das PPPs e o papel dos Tribunais de Contas na fiscalização e auditorias de PPPs.

Fonte: Tribunal de Contas de Mato Grosso

AnteriorAnteriorCCJ aprova acordo internacional sobre conservação do Aquífero Guarani
PróximoEspírito Santo enfrenta a maior estiagem dos últimos 80 anosPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A Califórnia desenvolveu muito a energia solar residencial. Agora isto é um problema para os aterros sanitários.

9 min de leitura

A partir de 2006, o Estado, focado em incentivar as pessoas a utilizar a energia solar, deu subsídios aos proprietários que instalaram painéis fotovoltaicos, mas não tinham um plano abrangente para eliminá-los. Agora, os painéis utilizados nesses programas estão chegando ao fim da sua vida útil de 25 a 30 anos.

Disponibilidade de metais pesados em aterro de indústria siderúrgica

1 min de leitura

O estudo efetuou o levantamento detalhado da fonte poluidora com coletas de amostras de águas superficiais, subterrâneas, efluentes e resíduos sólidos industriais, associados ao Aterro Industrial.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

bf-dias
clean environment brasil
Penetron
logo-bioproj
Superbac
suez
logo-netzsch
aquamec
Conaut
paques-logo-home.jpg
DENORA

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.