saneamento basico

Vereadores temem problemas em concessão com a Samar

O líder da oposição, o vereador Ermenegildo Nava (Pros), vê risco no gerenciamento dos serviços de água e esgoto em Araçatuba por conta dos problemas judiciais que a OAS está passando, em decorrência da Operação Lava Jato, na qual a empresa é uma das investigadas. É o que consta na proposta de criação de uma comissão especial na Câmara para analisar a situação financeira da OAS, que é dona da concessão dos serviços de saneamento básico no município por meio da Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba).

O projeto de resolução é assinado por Nava e pela vereadora Edna Flor. Ele será lido na sessão da próxima segunda-feira e deverá ser votado na semana seguinte. Se for aprovado pela maioria dos parlamentares, a comissão será composta por três vereadores, que vão ser indicados pelo presidente da Câmara, Cido Saraiva (PMDB). Depois de nomeados os membros, o grupo terá 120 dias para concluir a averiguação.

Edna e Nava dizem no documento, protocolado no Legislativo nesta semana, que o pagamento de parte de uma dívida da OAS na ordem de R$ 8 bilhões pode ser exigido antecipadamente pelos credores, devido a uma cláusula contratual, que permite a cobrança em caso de rebaixamento de notas de classificação de risco da empresa por agências internacionais.

OUTRO LADO
A Samar disse em nota enviada pela assessoria de imprensa à reportagem que não tem comentários em relação às ações da Câmara de Araçatuba, que possui independência para tratar de seus assuntos. A assessoria da OAS disse que “a Samar reafirma que suas operações não serão afetadas pela reestruturação financeira organizada pela qual passa a OAS S.A. e lembra que todas as garantias prestadas quando da assinatura do contrato de concessão, inclusive a garantia de cumprimento das obrigações contratuais (performance bond), permanecem válidas e eficazes”.

Fonte: http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=340383

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »