Deso Obras Estruturantes
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) se empenha diariamente na execução de obras para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos, com prioridade para empreendimentos voltados para a captação e abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgotos domésticos.
Os trabalhos vão desde correções rotineiras no sistema à construção de novas barragens e adutoras em todo o estado.
De acordo com o superintendente de Expansão de Obras da Deso, Gabriel de Campos, responsável por gerir obras de grande porte da empresa, que requerem maior planejamento, tempo e investimento, no que diz respeito ao abastecimento de água, o maior volume de obras é voltado para a construção e manutenção das estações de captação de águas de superfície (rios, barragens e lagos) ou subterrâneas (poços), Estações de Tratamento de Água (ETAs), adutoras de água bruta (água transportada antes das ETAs) e adutoras de água tratada (água transportada após as ETAs).
“Atualmente, contamos com mais de 30 obras de grande relevância em diferentes aspectos por todo o estado de Sergipe. Além do que se refere ao abastecimento de água, contamos com trabalhos nas redes de coleta de esgoto nas tubulações enterradas nas ruas e avenidas, para transportar os efluentes, assim como a construção das próprias Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs)”, declarou o superintendente, destacando os benefícios para a saúde da população e para o meio ambiente, propiciados pelo esgotamento sanitário da Deso.
Deso Obras Estruturantes
De forma integrada, a Diretoria de Operações e Manutenção (DOM) exerce o papel fundamental de executar os serviços preventivos e corretivos, que surgem no cotidiano, como a correção de vazamentos de água e as reparações na rede de esgoto, entre outros. “Trabalhamos sobre a demanda que chega todos os dias, para atender à população que nos aciona. Só o setor de manutenção da DOM sai todos os dias da empresa com aproximadamente 40 a 50 ordens de serviço para serem executadas de todos os tipos. Então a Deso, de fato, não para nunca”, destacou o diretor da DOM, Carlos Anderson Pedreira.
LEIA TAMBÉM: Estações de Tratamento de Esgoto: sentinelas da Saúde Pública e do Meio Ambiente
A Deso também demonstra experiência em outras obras especiais, a exemplo da construção da Barragem Sindicalista Jaime Umbelino, em São Cristóvão, que opera como a segunda maior do estado, ficando atrás somente da barragem de Xingó, em Canindé do São Francisco.
Nova ETA em Areia Branca
Com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos sergipanos, a obra da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), em Areia Branca, está chegando na reta final e deve ser concluída em maio deste ano. Após a conclusão da obra, a produção de água na captação do Rio Jacarecica aumentará consideravelmente, trazendo melhorias na qualidade da água aos moradores de Areia Branca e Itabaiana.
São seis quilômetros de adutora de água bruta, 17 quilômetros de adutora de água tratada, em tubos de 300 milímetros de diâmetro, mais a construção da nova ETA. Com o investimento do Governo Federal estimado em R$ 42 milhões, a linha de fornecimento na região será triplicada.
Fonte: SE.