Empresas húngaras Saneamento
A Diretoria de Inovação e Novos Negócios da Sanepar promoveu seminário para apresentação de experiências em projetos e processos de quatro empresas húngaras com soluções para o saneamento.
O evento, realizado de forma virtual, no dia 16 de maio, em parceria com o Consulado Geral da República da Hungria, teve a participação de 573 empregados, do corpo gerencial e técnico da Sanepar, das áreas de inovação, investimentos, meio ambiente, operações e comercial.
Mas o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, fez a abertura e encerramento do seminário, junto com a Cônsul Geral da Hungria, Zsuzsanna László.
Ademais um dos temas apresentados foram Jardins de Recursos Hídricos – que são jardins para recirculação de água. A empresa fornece tecnologia de tratamento biológico de águas residuais de elevada eficiência, com estações de tratamento de água estéticas, inodoras, de dimensão variável, semelhantes a um jardim botânico, buscando a otimização de instalações já existentes.
Portanto outros experimentos mostraram soluções de tratamento de água, com tecnologias de ultra filtração para tratamento de água municipal e tecnologias de osmose reversa, ultra filtração e nano filtração para tratamento de água industrial e ainda de dessalinização da água do mar.
LEIA TAMBÉM: AQUAPOLO: um dos maiores sistemas de reúso de água do mundo
Empresas húngaras Saneamento
- Ainda foram falados de processos e gerenciamento dos sistemas em razão das mudanças climáticas.
- Previsões, usos e disponibilização de água para consumo e para a agricultura;
- previsão de inundações repentinas de curto e longo prazos e investimentos para adaptação;
- gerenciamento de reservatórios, assoreamento, disponibilidade de água, com as alterações na hidrologia devido a mudanças no uso da terra e do clima;
- medições da qualidade da água, previsão e gerenciamento em razão de agroquímicos e do esgoto; gerenciamento de rios: sedimentos e disponibilidade de água e reflorestamento.
Segundo as apresentações foram feitas em húngaro com tradução simultânea para português, assim como as falas. Comentários e questionamentos feitos em português pelo diretor e por gerentes e técnicos tinham a tradução para o húngaro em tempo real.
LEIA TAMBÉM: Novo método pode gerar hidrogênio verde a partir de luz solar; conheça
Em conclusão os trabalhos foram apresentados por:
- Rita Studniczki, Especialista Sênior em Relações Internacionais da Budapest Waterworks,
- Zsófia Cseh, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Organica Zrt,
- Balázs Anek, Gerente de Projetos Internacionais da Hungarian Water Technology Corporation (HWTC),
- Bence Fülöp, Diretor Executivo da Trinity Enviro Kft.
Fonte: Sanepar.