saneamento basico

ACP exige realização de obras de saneamento em TO

Os Núcleos Especializados da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Nusa – Núcleo de Defesa da Saúde, NAC – Núcleo de Ações coletivas e Dpagra – Defensoria Pública Agrária, protocolaram Ação Civil Pública Condenatória, com preceito mandamental em tutela de urgência, consistente na imposição de fazer, cumulada com indenização a título de dano moral coletivo, em face do Estado do Tocantins e ATS – Agência Tocantinense de Saneamento, para que seja promovida a efetiva assunção do sistema de água e tratamento de esgoto, no município de Mateiros, em decorrência de obrigação contraída no ano de 2014 e ainda não cumprida.

A ACP se fez necessária tendo em vista que desde o ano de 2012 o município de Mateiros realiza diversas reuniões e tratativas objetivando realizar a concessão dos serviços de tratamento de água e esgoto para a ATS.

O NAC, através do Projeto Defensoria Quilombola, tomou conhecimento da situação e instaurou Propac – Procedimento Preparatório de Ação Civil Pública nº 182/2013, visando apurar a omissão do ente publico bem como buscar soluções administrativas para a demanda.

A Vigilância Ambiental Estadual, atendendo à solicitação do NAC, elaborou um relatório de análises que apontou riscos para o consumo humano da água fornecida no município em virtude da constatação de coliformes fecais, suscetível de propagação de epidemia.

Após reuniões, audiências públicas e visitas técnicas, a Agência assumiu os serviços de água e esgoto do Governo Municipal mediante termo de transição assinado em fevereiro de 2014, porém o cronograma de execução não teve continuidade e o município permanece sem fornecimento de água tratada, inclusive, mediante decreto, declarou situação de emergência em decorrência da contaminação da água captada e distribuída à população.

Em maio deste ano, o Nusa e o Dpagra realizaram uma vistoria in loco em Mateiros e constataram que o serviço de água e esgoto não foi realizado.

Diante dos fatos, esgotadas todas as possibilidades de solução extrajudicial, a DPE-TO postula na ação coletiva, em caráter de antecipação de tutela, que a ATS seja compelida a assumir as obras de saneamento no prazo de 15 (quinze) dias – a contar da data do protocolo, 8 de junho – de modo a cumprir o cronograma de execução e no mérito a sua condenação para que assuma e restaure de forma definitiva o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto do município de Mateiros, bem como indenize a título de dano moral coletivo os prejuízos causados ao meio ambiente, que afeta à sociedade e às futuras gerações.

A Ação Civil Pública foi protocolada na Comarca de Ponte Alta, foro do local do dano, conforme art. 2º da Lei nº. 7.347/1985 e art. 93 do inciso I, da Lei nº. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), sob o nº 0000321-26.2015.8.27.2736.

 

 
Fonte: Surgiu

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »