Adulteração de hidrômetros faz fiscalização aumentar em Araçatuba

A frequente adulteração nos hidrômetros da rede de abastecimento de água em Araçatuba (SP), tem preocupado as autoridades locais. Os casos mais comuns são os furtos de água da rede pública e a fraude na quantidade consumida. Tudo isso tem colocado a segurança da rede de água em risco e pode comprometer a saúde da população, já que pode influenciar diretamente na qualidade da água que chega à residência.

A equipe da Samar é responsável por identificar fraudes no abastecimento na cidade. Só nos quatros primeiros meses deste ano, já foram identificados mais de 140 casos de fraude na cidade. Durante todo o ano passado foram quase 600. “Nós temos dois tipos de irregularidades, o primeiro é com a fraude, onde a população tenta burlar a leitura do hidrômetro e o furto, onde o indivíduo pega a água diretamente da rede de abastecimento e faz ligação no domicílio sem o uso do aparelho”, explica o gerente da concessonária de água Fernando Sávio.

Se não houver acordo com o representante da empresa responsável pelo abastecimento de água em Araçatuba, os clientes podem ser multados. Em 2014, as infrações somaram quase R$ 35 mil.

A multa é uma das penas paras esses casos. Se a irregularidade for encaminhada à polícia, a pessoa que tentou fraudar o abastecimento ou furtou a água poderá até ser presa. A detenção chega a oito anos de prisão. “Se ela fizer somente uma ligação direta, é considerado furto simples. Se for necessário romper algum obstáculo para obter a água, ela irá responder pelo furto qualificado, onde a pena é de dois a oito anos. Se houver adulteração no relógio para retardar o registro do consumo de água é considerado crime de estelionato, com pena de um a cinco anos de prisão”, diz delegado Getúlio Sílvio Nardo

Segundo a Secretaria de Saúde, durante o processo para desviar a água tratada, ela pode se tornar contaminada para o consumo e trazer algumas doenças. O telefone para as denúncias de fraudes ou furto de água em Araçatuba podem ser feitas pelo telefone 0800-7702295.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »