saneamento basico
ast-ambiente

A AST Ambiente possui soluções para o tratamento do chorume

A AST Ambiente instala no Rio de Janeiro a maior planta para tratamento de chorume por meio de Osmose Reversa (OR) do Ocidente, com capacidade para processar 1 mil m3 por dia

A AST Ambiente, empresa especializada em tratamento e purificação de águas e efluentes líquidos, está finalizando os testes para a entrada em operação do maior sistema de tratamento de chorume por Osmose Reversa (OR) do Ocidente. Com capacidade total para processar 1 mil metros cúbicos (m3) por dia, a planta está instalada no aterro sanitário CTR Seropédica, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), que é operado pela Ciclus Ambiental, concessionária que atende à capital fluminense e boa parte de sua região metropolitana.

O diretor executivo da AST Ambiente Brasil, Walter Plácido, informa que o sistema conta com duas unidades independentes e modulares, cada uma com capacidade para tratar 500 m3 de chorume em 24 horas de operação. A planta foi instalada em 4 contêineres marítimos de 45 pés com V.G. contra corrosão e possui elevado nível de automação. Além disso, conta com recursos como mobilidade e pode ser operada remotamente.

De acordo com Plácido o chorume tratado será transformado em água de reuso e a qualidade atinge os parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental, podendo ser utilizada até em atividades industriais, pois ela é ultrapura, desmineralizada. equivalente a água destilada. A presidente da Ciclus Ambiental, Adriana Felipetto informa que o empreendimento recebe diariamente 10 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSUs) e que além de camadas de isolamento e sensores, o complexo conta com dutos que drenam o chorume para posterior tratamento.

“A implantação do sistema de tratamento por Osmose Reversa é mais um passo da empresa em direção à excelência ambiental”, afirma. Ela complementa que a tecnologia utilizada para transformar o chorume em água de reuso tem sua eficiência comprovada e que o investimento representa mais um esforço da Ciclus.

Tecnologia de osmose reversa

Para garantir a gestão ambientalmente adequada dos RSUs:

 “Estamos transformando um passivo em um ativo para a sociedade.”

Plácido conta que além do Rio de Janeiro, a AST Ambiente conta com mais de dez plantas para tratamento de chorume por meio da tecnologia de Osmose Reversa em operação no Brasil, nos estados de Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Pará e Pernambuco.

“Acreditamos que o mercado de tratamento de chorume está em fase de amadurecimento e expansão no Brasil, não só pelo fato de que os órgãos de controle ambiental estão cada dia mais atentos a essa problemática, como também pelas exigências de uma sociedade cada dia mais atenta às questões relacionados com o meio ambiente e pelo fato dos operadores de aterros sanitários estarem conscientes que soluções milagrosas não existem, que a experiência e o rigor tecnológico devem ser observados e levados em consideração”.

Últimas Notícias: