Skip to content
terça-feira, junho 28, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG
  • Aegea Saneamento estuda autoprodução de energia a biogás
  • Recém-inaugurada Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa em Cuiabá é um investimento da TAE (Tigre Água e Efluentes)
  • Montes Claros/MG fará logística reversa de eletrônicos
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Audiência discute impacto ambiental da ETE Jundiaí/Guarapes

  • Geral
  • dezembro 19, 2013

Nesta quarta-feira (18), a partir das 8h da manhã, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) participa de audiência pública sobre os Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (EIA-RIMA) referente às obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário das zonas sul e oeste de Natal. Convocada pelo Idema, a audiência pública será realizada a partir das 8h, no auditório do CTGás-ER, na Avenida Capitão Mor Gouveia.

A audiência pública é a última etapa do processo para a Caern obter a licença ambiental da obra, que compreende a construção da Estação de Tratamento de Esgotos Jundiaí/Guarapes, rede coletora, estações elevatórias e demais equipamentos que compreendem o sistema de esgotamento sanitário da área. Antes, o EIA-RIMA esteve disponível para consulta pública na biblioteca e no site do Idema por um período de 45 dias.
O estudo foi realizado pela Funcern (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN), que enviará técnicos para fazer a apresentação na audiência pública. Pela Caern, a apresentação do projeto da ETE Jundiaí/Guarapes e do sistema de esgotamento sanitário das zonas sul e oeste ficará a cargo do gerente de Projetos, Josildo Lourenço.

Segundo a assessora de Licenciamento e Outorgas da Caern, Silvana Vilar, além da comunidade em geral, diversos órgãos e instituições foram convidados para a audiência pública. Devem participar do evento representantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente, UFRN, Prefeitura do Natal, Assembleia Legislativa, Semurb, Ibama, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no RN (Iphan), Ministério Público do RN, Procuradoria da República e IFRN.

A OBRA
O projeto da ETE Jundiaí/Guarapes é dividido em seis módulos, cada um com capacidade para tratar 210 l/s, sendo que na primeira etapa serão implantados cinco módulos, o que equivale a 1.05 l/s. Esta primeira etapa se divide em duas fases: A primeira, com recursos do PAC1, construirá um módulo de 201 l/s, com licitação já em tramitação. A segunda fase, com recursos do PAC2, terá a construção de mais quatro módulos de 210 l/s, somando-se então mais 840 l/s. A fase 2 terá licitação em 2014.

A segunda etapa prevê a construção do sexto módulo de 210 l/s, estimando-se sua implantação após 10 anos de operação da primeira etapa. Assim, se consolida a ETE com a capacidade total de 1.260 l/s.

Somente o primeiro módulo, com investimento de R$ 30 milhões, vai beneficiar uma população de aproximadamente 75 mil pessoas. A previsão é de que, uma vez iniciado, sua construção seja concluída em 24 meses, estando apto a tratar esgotos dos bairros Felipe Camarão, Guarapes, Bom Pastor, Cidade Nova e parte das Quintas e do bairro Planalto.

O complexo da ETE Jundiaí/Guarapes tem a mesma característica de avanço tecnológico no tratamento de efluentes pela ETE do Baldo. O projeto foi uma alternativa encontrada pela Caern para substituir o projeto do emissário submarino, que seria implantado próximo à Barreira do Inferno.

Vários bairros da capital já estão com rede coletora pronta para funcionar, aguardando o sistema entrar em operação. Na Zona Oeste, por exemplo, 80% da rede já foi instalada. A área da ETE tem 70 mil metros quadrados e localiza-se na Rua Novo Guarapes a pouco mais de 700 metros da Avenida Ranieri Mazzili.

Fonte: Aesbe
Veja mais: http://www.aesbe.org.br/conteudo/9366

AnteriorAnteriorLuminária que utiliza raios solares é mais sustentável que LED
PróximoVG terá R$ 2 milhões para investimentos em infraestruturaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de geotecnologias na seleção de áreas propícias para implantação de aterro sanitário em Lavras-MG

2 min de leitura

Este trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de geoprocessamento para a identificação de áreas aptas à construção de aterro sanitário no município de Lavras – MG.

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

suez
logo-bioproj
Penetron
DENORA
Conaut
paques-logo-home.jpg
aquamec
bf-dias
logo-netzsch
Superbac
clean environment brasil

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.