Após o Solar Impulse, avião movido somente a energia solar, quebrar oito recordes mundiais e ser o primeiro avião solar a viajar entre dois continentes durante a noite, a empresa suíça prepara voos ainda mais altos. Com o Solar Impulse 2 recém-lançado, o objetivo agora é dar a volta ao mundo.
A missão é liderada pelos pilotos Bertrand Piccard e André Borchberg, que irão revezar a direção da aeronave. A equipe planeja fazer dez voos, alguns deles durando até cinco dias consecutivos. Toda a missão deve levar cinco meses, iniciando em março de 2015.
O Golfo Pérsico centralizará a equipe de apoio e será a base para os voos, as outras localizações de paradas ainda não estão definidas, pois a equipe ainda aguarda o apoio das cidades e aeroportos.
O Solar Impulse 2 possui 72 metros de envergadura, maior que um Boeing 747, por exemplo. Além disso, ele é coberto por 17.248 células solares de silício monocristalino, que possuem apenas 135 mícrons de espessura. Toda a energia solar captada será armazenada em baterias e lítio, para abastecer o avião durante as noites. A aeronave possui quatro motores e a velocidade mínima é de 35 km/h. Em momento algum será utilizado combustível extra, somente o sol deverá prover a energia necessária para a missão.
Os dois pilotos viajarão juntos, esse é um dos desafios. Pois, eles terão que se manter em uma cabine muito pequena por muito tempo. O único espaço disponível para eles serão os assentos multiuso, que funcionam como poltrona reclinável e banheiro. Este assento especial também permite que os pilotos realizem alguns exercícios físicos.
Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/aviao-solar-e-preparado-para-dar-volta-ao-mundo