saneamento basico

Avião solar é preparado para dar volta ao mundo

Após o Solar Impulse, avião movido somente a energia solar, quebrar oito recordes mundiais e ser o primeiro avião solar a viajar entre dois continentes durante a noite, a empresa suíça prepara voos ainda mais altos. Com o Solar Impulse 2 recém-lançado, o objetivo agora é dar a volta ao mundo.

A missão é liderada pelos pilotos Bertrand Piccard e André Borchberg, que irão revezar a direção da aeronave. A equipe planeja fazer dez voos, alguns deles durando até cinco dias consecutivos. Toda a missão deve levar cinco meses, iniciando em março de 2015.

O Golfo Pérsico centralizará a equipe de apoio e será a base para os voos, as outras localizações de paradas ainda não estão definidas, pois a equipe ainda aguarda o apoio das cidades e aeroportos.

O Solar Impulse 2 possui 72 metros de envergadura, maior que um Boeing 747, por exemplo. Além disso, ele é coberto por 17.248 células solares de silício monocristalino, que possuem apenas 135 mícrons de espessura. Toda a energia solar captada será armazenada em baterias e lítio, para abastecer o avião durante as noites. A aeronave possui quatro motores e a velocidade mínima é de 35 km/h. Em momento algum será utilizado combustível extra, somente o sol deverá prover a energia necessária para a missão.

Os dois pilotos viajarão juntos, esse é um dos desafios. Pois, eles terão que se manter em uma cabine muito pequena por muito tempo. O único espaço disponível para eles serão os assentos multiuso, que funcionam como poltrona reclinável e banheiro. Este assento especial também permite que os pilotos realizem alguns exercícios físicos.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/aviao-solar-e-preparado-para-dar-volta-ao-mundo

Últimas Notícias:
Risco Ambiental Fármacos Esgoto

Avaliação de risco ambiental de fármacos e desreguladores endócrinos presentes no esgoto sanitário brasileiro

Este estudo investigou a ocorrência, remoção e impacto na biota aquática de 19 contaminantes de preocupação emergente (CEC) comumente reportados no esgoto brasileiro bruto e/ou tratado. Para 14 CEC (E1, E2, EE2, GEN, DCF, PCT, BPA, IBU, NPX, CAF, TMP, SMX, CIP, LEV), sua presença em esgoto tratado apresentou um alto risco ambiental em pelo menos 2 dos 6 cenários de diluição considerados.

Leia mais »
greenTalks Sustentabilidade de Embalagens

greenTalks entrevista Bruno Pereira, CEO da Ecopopuli, sobre sustentabilidade de embalagens

O segundo episódio da temporada 2024 do videocast greenTalks – uma iniciativa pioneira entre a green4T e NEO MONDO para discutir o papel fundamental da tecnologia na promoção de um futuro mais sustentável – tem como entrevistado especial Bruno Pereira, Especialista em Sustentabilidade Positiva, Líder do Comitê de Sustentabilidade da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e CEO da Ecopopuli.

Leia mais »
Gestão Resíduos Sólidos Urbanos

Estudo aponta caminhos para a gestão de resíduos sólidos urbanos

Apenas a cidade de São Paulo produz cerca de 20 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) todos os dias, sendo 12 mil domiciliares e 8 mil da limpeza urbana, decorrentes de atividades de varrição, recolhimento de restos de feiras, podas e capinas. Considerando somente as 12 mil toneladas produzidas nas residências, isso dá uma média de aproximadamente 1 quilo de lixo por habitante ao dia.

Leia mais »