Capital terá 100% de cobertura de esgoto dentro de dez anos

Campo Grande precisa ampliar em 25% os serviços de tratamento de esgoto para ser uma das primeiras capitais do país a atender todos os bairros da  cidade.  Apesar da extensão do serviço ocorrer desde 2006 e as obras estarem na terceira e última etapa de execução, ainda serão necessários dez anos para que o sistema atinja 100% dos 249.514 domicílios campo-grandenses, conforme Censo de 2010.

De acordo com a Águas Guariroba, concessionária de água e esgoto da Capital,  a implantação está sendo feita por meio do programa Sanear Morena, que em dez anos ampliou de 29% para 75%  o índice de acesso ao tratamento de esgoto. O objetivo é que a terceira etapa do programa, em que estão previstos investimentos de R$ 636 milhões, leve saneamento básico para os 418 bairros ainda não atendidos pelo programa até 2025.

Entre os bairros que ainda aguardam o serviços está o Aero Rancho, localizado na região sul da Capital. Apesar da maior parte das residências ter sido beneficiado com asfalto há cerca de três anos, o tratamento de esgoto ainda é um sonho. “O bairro está ótimo. Só está faltando o esgoto”, brinca o aposentado Silas Gomes de Freitas, 65 anos, que afirma que entre os principais problemas enfrentados por conta da falta do serviço é o mau cheiro.

Fonte: Correio do Estado

Últimas Notícias: