saneamento basico
drenagem-pluvial

CMPC investe R$ 100 milhões em drenagem pluvial na planta de Guaíba/RS

A CMPC iniciou a ampliação do seu sistema de drenagem pluvial na planta de Guaíba, com um investimento de R$ 100 milhões ao longo de dois anos.

A obra prevê a construção de um grande reservatório e três poços de bombeamento que possuem sistemas de monitoramento da qualidade da água da chuva. Com este empreendimento, a estimativa é de gerar 200 empregos diretos e mais 400 indiretos durante a realização dos serviços. Até o momento, 50% dos colaboradores são moradores de Guaíba.

Com essa ampliação, em caso de alguma contaminação de água, o líquido será encaminhado para tratamento. Na falta de energia elétrica, a transferência da água da chuva do reservatório e poços para o sistema de tratamento será feita por bombas acionadas a qualquer momento por geradores dedicados exclusivamente para este fim.

Leia também: Drenagem urbana sustentável

O sistema de drenagem pluvial

O sistema contém um reservatório de 100 metros de diâmetro por 6 metros de profundidade capaz de reservar em torno de 43 mil metros cúbicos. Este reservatório é abastecido por galerias com aproximadamente 800 metros de extensão e um conjunto de bombas para elevar ao tratamento de efluentes. A solução ainda contempla oito sistemas de monitoramento da qualidade das águas pluviais.

“Nossa intenção é sempre gerar valor compartilhado, deixando para as comunidades onde atuamos um legado positivo, seja por meio da geração de receita, tributos, empregos ou iniciativas sociais”, afirma Mauricio Harger, diretor-geral da CMPC.

Fonte: Jornal do Comércio.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »