Nestes tempos de coronavírus é que se percebe o quanto faz falta um serviço universal de qualidade para oferta de água e esgoto no país.
Com o objetivo de atender toda a população, a prefeitura de Guabiruba, município do Vale do Itajaí com cerca de 23 mil habitantes e forte presença da indústria têxtil, assinou nesta quinta-feira o contrato de concessão dos serviços da empresa municipal de água e esgoto.
Quem assumiu a Guabiruba Saneamento foi o Grupo Atlantis, de Tubarão. A concessão é por 30 anos e os investimentos previstos são de R$ 127 milhões.
Apesar de ter alto IDH (0,754), Guabiruba tem apenas 58% de cobertura de água tratada e nada de tratamento de esgoto. O contrato prevê oferta de água para 95% das residências em cinco anos e 85% de tratamento de esgoto em 11 anos.
LEIA TAMBÉM: ES E MG QUEREM CONCESSÃO PARA TRATAR ESGOTO EM TODA BACIA DO RIO DOCE
Concessão dos serviços de água e esgoto
Além de Guabiruba, o Grupo Atlantis, que é de Tubarão, já detém as concessões o serviço nos municípios de Jaguaruna, Gravatal e Balneário Gaivota. O Atlantis presta serviços de saneamento em 27 municípios no Brasil. Está presente também no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e São Paulo.