saneamento basico

DAE de Americana adota medidas para elevar o nível do rio na captação de água

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana anunciou ontem, 05/02, em entrevista coletiva, medidas para diminuir o problema no desabastecimento de água decorrente do baixo nível do sistema hídrico que abastece a cidade, o Rio Piracicaba, aliado ao calor intenso e alto consumo.

Entre as medidas estão o enrocamento (colocação de rochas no rio) para aumentar o nível da água próximo à captação no Rio Piracicaba, limpeza externa das grades na captação, facilitando a passagem da água, além do trabalho de conscientização para o uso da água sem desperdícios.

A renovação do licenciamento ambiental já foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, assim como o pedido de outorga no Departamento de Água e Energia do Estado, DAEE, para a execução do processo de enrocamento que começa nesta quinta-feira, dia 6, onde será construída uma passarela com 52 metros de comprimento, três de largura e 30 centímetros de altura. Tal procedimento foi realizado uma única vez, em outubro de 2001, quando em período de estiagem Americana ficou sem nível no rio. “Estamos realizando um procedimento de estiagem em pleno verão. Uma medida paliativa para minimizar os problemas causados com a seca em tempos de chuva. Toda nossa região está sofrendo com isso. O DAE está fazendo o possível e estamos trabalhando no limite para que a situação se resolva o mais rápido possível. Mas também pedimos a colaboração da população ao economizar água”, ressalta Claudete Alves Pereira, diretora geral do DAE.

De acordo com o chefe do Departamento do Tratamento de Água do DAE, Carlos César Zappia, o enrocamento foi necessário porque o nível do rio estava quase abaixo das bombas de captação, podendo prejudicar as bombas e causando o desabastecimento em vários pontos da cidade. Segundo ele, o sistema Cantareira sempre esteve com 80% de capacidade de armazenamento e hoje está com menos de 20%. “O Rio Piracicaba, no ponto de Carioba, onde localiza nossa captação, estava em janeiro de 2012 com vazão de 900 mil litros de água/segundo, em janeiro deste ano, com 150 mil litros/segundo e de ontem pra hoje, passou para 50 mil litros/segundo, ou seja, o nível baixou absurdamente. Vamos nivelar o fundo do rio para que a bomba possa realizar com segurança o trabalho se sucção”.

Hoje o Piracicaba passou, em 24 horas, de 6,20 metros de profundidade para 5,50 metros, o menor nos últimos 150 anos. O mais baixo registrado anteriormente nesse período era de 5,55 metros, em 2001. Hoje foi realizada uma manobra operacional, com o prolongamento do cano da captação para aumentar a sucção e evitar que entre ar na tubulação, podendo danificar as bombas e tubulações da captação.

Nesta quinta-feira também começa a limpeza da parte externa da captação, de onde o mato será retirado, favorecendo a passagem da água a ser captada.

A previsão, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, é que a temperatura caia para 28º e chuvas contínuas aconteçam nos dias 12,13 e 14 de fevereiro.

Fonte: Portal Novidade
Veja mais: http://www.portalnovidade.com.br/materia/5055/dae-de-americana-adota-medidas-para-elevar-o-nivel-do-rio-na-captacao-de-agua.html

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »