saneamento basico

Documentário mostra como a exploração de mineradoras pode afetar região aquífera

O documentário “Aquífero: do Latim ‘aqua’ + ‘ferre’” estreou nesta semana no canal Gandarela, no Youtube, e mostra que uma área com concentração de água e ferro está ameaçado pela mineração, em Minas Gerais. O aquífero fica na Serra do Gandarela, na região metropolitana de Belo Horizonte, capital do Estado.

O vídeo, de pouco mais de dez minutos, traz depoimentos de moradores, ambientalistas e autoridades sobre a exploração de minério na região, que pode prejudicar inclusive a distribuição de água na região metropolitana da capital mineira (leia mais abaixo).

A região conhecida como Quadrilátero Ferrífero, ou Quadrilátero Aquífero, é a maior jazida mineral do sudeste brasileiro e uma das mais importantes do mundo, abrangendo 34 municípios de Minas Gerais.

“Por ano são extraídas quase 300 milhões de toneladas de minério de ferro e essa atividade não é recente na região. No século 18, aconteceu aqui a gênese do Estado do Minas Gerais, com a exploração do ouro, e a grande indústria do ferro se instalou nos anos 1940″, afirma a ambientalista do Movimento pelas Serras e Águas de Minas, Maria Teresa Corujo.

Os setores desenvolvimentistas do governo e as mineradoras defendem esta atividade como indispensável ao desenvolvimento e à geração de emprego, segundo a ambientalista. Mas ela faz um alerta: “há mais mito do que verdade na propaganda pró-mineração”.

Estas questões motivam a apresentação do documentário, segundo Maria Teresa, para mostrar as ações de mobilização em prol da preservação da Serra do Gandarela, “ameaçada por um megaprojeto de mineração de ferro a céu aberto”, diz a ambientalista,

Neste mês, foi inaugurado na região o Parque Nacional da Serra do Gandarela, um pedido antigo dos moradores, mas que deixou de fora da área de proteção do aquífero. “A maior concentração de ferro e água dessa região ficou de fora do parque, justamente uma das áreas que deviam ser mais protegidas”, afirma no documentário o geólogo e ambientalista Paulo Rodrigues.

O especialista diz ainda que a situação é temerosa. “Temos duas opções: ou mantemos esses aquíferos ou permitimos a destruição desse tesouro da natureza a partir do momento em que se realiza a mineração”, diz.

Abastecimento de água em risco

A região metropolitana de Belo Horizonte poderá ter seu abastecimento de água prejudicado, segundo o geólogo e ambientalista Paulo Rodrigues.

“A exploração da região aquífera por mineradoras pode afetar a capacitação de água do Sistema Rio das Velhas, que capta água de Bela Fama, que por sua vez recebe água das nascentes da Serra do Gandarela”, explica o especialista.

Para ver o documentário, acesse: http://migre.me/mreXM  

Fonte e Agradecimentos: http://redesustentabilidade.org.br/documentario-mostra-como-a-exploracao-de-mineradoras-pode-afetar-regiao-aquifera/

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »