saneamento basico

Estação de Tratamento de Esgoto de Ariranha tem 75% das obras concluídas

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da cidade de Ariranha, na região de Catanduva, já está com mais de 75% das obras concluídas. A construção começou em outubro de 2012, e a expectativa é entregar a estação em junho de 2014. A obra faz parte do programa Água Limpa do Governo do Estado, que recebeu investimento de R$ 5,1 milhões.

O complexo terá capacidade para tratar 100% dos esgotos sanitários produzidos pela população de 10,6 mil pessoas (prevista para 2030). A ETE deverá retirar aproximadamente quatro toneladas de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico, que é hoje lançado in natura no córrego Ariranha, revitalizando a Bacia Hidrográfica do rio Turvo.

As obras no km 2,5 da estrada vicinal Ariranha-Pirangi incluem a construção de um complexo com três lagoas de estabilização, 8,9 mil metros de emissários, uma estação elevatória, 730 metros de linha de recalque, 800 metros de emissário de efluente tratado e complexo de lagoas de estabilização. Este sistema dispensa o uso de substâncias químicas e mão de obra especializada.

Programa Água Limpa
O Programa Água Limpa foi criado em 2005, a partir de ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos, preferencialmente por lagoas de estabilização em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo
Veja mais: http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=234774&c=6

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »