saneamento basico
lagoas

Limpeza das lagoas urbanas de Linhares/ES está 80% concluída

Os trabalhos se concentram na lagoa localizada entre os bairros Araçá e Interlagos, e entre o Shell e Interlagos.

Quem passa próximo às lagoas urbanas de Linhares, nos trechos da Linha Verde – sentido Jardim Laguna/Palmital e bairro Interlagos –, além das lagoas que compreendem as pontes que ligam o bairro Shell ao Interlagos, e o Araçá ao Interlagos, já podem observar áreas limpas, livres de macrófitas e demais resíduos que são descartados às margens das lagoas.

Isto porque desde o início do ano, a Prefeitura de Linhares, por meio Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), realiza a limpeza de todo o espelho d’água das lagoas urbanas do município, por meio da remoção de resíduos e de macrófitas (plantas aquáticas), que se proliferam devido ao depósito de material orgânico nas lagoas, ocasionado por ligações clandestinas de esgoto.

Até o momento, os serviços estão 80% concluídos e já foram removidos toneladas de material orgânico e inorgânico (plástico, vidro e alumínio).  Os trabalhos se concentram na lagoa localizada entre os bairros Araçá e Interlagos, e entre o Shell e Interlagos.

LEIA TAMBÉM: SANEPAR FAZ DRAGAGEM DE RESÍDUOS DO RIO CASCAVEL/PR

Ligação Clandestina

“Esse é um trabalho árduo e necessário, pois visa conter a multiplicação da vegetação aquática, que, em grande quantidade, bloqueia a passagem de luz solar até a profundeza da lagoa – o que gera a baixa oxigenação da água e, consequentemente, a morte de peixes e demais espécies aquáticas”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

Após a conclusão dos trabalhos, a Semam e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município reforçarão a fiscalização das ligações clandestinas de esgoto nas lagoas. Por isso, a Prefeitura solicita à população que evite o despejo de resíduos nas lagoas e suas margens, para que os materiais não sejam levados aos mananciais, causando sua poluição.

Fonte: O Ribanense.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »