Skip to content
sábado, maio 21, 2022
Últimas Notícias:
  • Prefeitura executa ações para melhorar drenagem urbana no Guarujá/SP
  • Bruno Martins Baldi
  • Potencial energético dos resíduos sólidos urbanos na região do Grande ABC
  • Prefeitura de Três Lagoas/MS abre consulta pública para atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico
  • Sustentabilidade na construção civil
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
logistica-reversa

Logística Reversa e as alterações da Decisão de Diretoria CETESB

  • Geral
  • outubro 29, 2019

A nova Decisão de Diretoria CETESB para regulamentar a exigência da comprovação de atendimento à logística reversa no licenciamento ambiental substitui a Decisão de Diretoria nº 76/2018/C, mas mantém a mesma lógica no que se refere à definição de metas quantitativas e geográficas mínimas separadas por tipos de produtos ou embalagens com base em normas, acordos setoriais ou termos de compromisso editados ou celebrados em âmbito federal ou estadual.

Algumas metas quantitativas e geográficas foram revistas em decorrência da superveniência de novos termos de compromisso, a fim de resguardar a aplicação da regra de equiparação estabelecida pelo art. 2º do Decreto nº 9.177/2017, que determina que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos/embalagens objeto de logística reversa não signatários de acordo setorial ou termo de compromisso, são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, consideradas as mesmas obrigações imputáveis aos signatários e aos aderentes de acordo setorial ou termo de compromisso.

Nesse sentido, para embalagens de aço de tintas imobiliárias, as metas quantitativas e geográficas foram revistas com base no Termo de Compromisso assinado na esfera federal em dezembro de 2018. Para eletroeletrônicos, as metas foram revistas em vista da evolução das tratativas do Acordo Setorial, em nível federal, uma vez que, quando a DD 76/2018/C foi editada, esse Acordo se encontrava em fase de Edital de Chamamento Público, e, atualmente, a proposta de Acordo Setorial já foi submetida à consulta pública.

Para embalagens em geral, após a edição da DD 76/2018/C, foram firmados três Termos de Compromisso no âmbito estadual, que mantiveram a meta quantitativa do acordo setorial, mas inovaram na definição de metas geográficas. Mais uma vez, em consonância com a regra de equiparação do art. 2º do Decreto nº 9.177/2017, essas metas foram incorporadas à nova Decisão de Diretoria, para serem exigidas em todos os planos de logística reversa.

Leia também: CETESB, ABAS e APAS firmam compromisso para adotar a logística reversa

Política ambiental brasileira

A inclusão da comprovação de cumprimento da obrigação de desenvolver sistema de logística reversa no licenciamento constitui uma inovação à política ambiental brasileira, na qual o Estado de São Paulo assumiu um papel de liderança, e vem sendo muito elogiada tanto no âmbito nacional, como internacional.

O início da aplicação da DD 76/2018/C representou um aprendizado para todas as áreas técnicas envolvidas da Companhia e também para empreendedores enquadrados na DD. Com esse aprendizado, foram identificadas diversas dúvidas de agências da CETESB e de empreendedores, que foram incorporadas na nova redação da Decisão de Diretoria.

Nesse intuito, foram acrescentadas novas definições ao item de Diretrizes Gerais e o procedimento por meio do qual será exigido cumprimento da obrigação de detentores de marca foi definido com maior detalhe no item 3.7.

Para postos de combustíveis, foi exigida a instalação de pontos de coleta dos resíduos de produtos automotivos no item 3.9.

A inclusão da verificação dessa nova condicionante no processo de licenciamento precisou ser cuidadosamente pensada para se adequar ao dia-a-dia do licenciamento e não onerar as agências ambientais em termos de aumento do tempo e da complexidade da análise de solicitações de licença. Para tanto, foram realizados treinamentos com todas as agências ao longo de 2019.

Processo de licenciamento

A nova Decisão de Diretoria também considerou a importância de postergar a linha de corte de 2019, definida no item 2.4.2.2 da DD 76/2018/C, para o ano de 2020, a fim de conceder aos empreendimentos de menor porte mais tempo para assimilarem os aprendizados decorrentes da incorporação dessa nova realidade ao processo de licenciamento.

A assinatura, em 23 de maio de 2018, e a efetivação do Termo de Compromisso de Logística Reversa para embalagens em geral que se utiliza da emissão de certificados de reciclagem lastreados em notas fiscais gerou a necessidade de uma regulamentação de certificados de reciclagem, a fim de evitar duplicidades e resultados deletérios. Por fim, a minuta de Decisão de Diretoria vincula a emissão de tais certificados à prévia celebração de um Termo de Compromisso no âmbito estadual, para propiciar maior controle sobre o modo como é feita essa certificação.

A nova Decisão de Diretoria inova em relação à DD 76/2018/C também ao exigir, no item 4.3.5.1, a comprovação de cumprimento do art. 33, §7º, da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Fonte: Cetesb.

AnteriorAnteriorPrefeitura de Goiânia/GO investe pesado em obras de drenagem urbana
Próximo100% fiscalização em serviços executadosPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Sustentabilidade na construção civil

1 min de leitura

O presente trabalho pretende apresentar uma abordagem sobre o tema SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇAO CIVIL através de casos reais pois as características de uma construção sustentável interferem diretamente na relação do homem/meio-ambiente com questões que podem ser minimizadas quando se resolve investir em um planejamento adequado.

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

Penetron
DENORA
clean environment brasil
paques-logo-home.jpg
bf-dias
Conaut
aquamec
logo-bioproj
Superbac
logo-netzsch
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.