saneamento basico

Manifestantes querem despoluição da Baía de Guanabara e do complexo lagunar da Barra

RIO — Este fim de semana será marcado por protestos reivindicando melhorias no saneamento básico do Rio de Janeiro, organizados pela rede Meu Rio. Na tarde deste sábado, moradores da Barra da Tijuca se reuniram no deque da Joatinga em torno a uma roda de chorinho com músicos sentados em vasos sanitários, pedindo 100% de saneamento básico no bairro e adjacências e a execução do projeto de recuperação lagunar, previsto para começar este mês. Cerca de 40 pessoas participaram do encontro.

— E amanhã (domingo) haverá uma “revoada”, com mais de 80 embarcações partindo ao meio-dia do Aterro do Flamengo, na altura do monumento Estácio de Sá, sentido Urca. Queremos chamar atenção para o descaso da Cedae com a poluição da Baía de Guanabara. O governo do Rio assumiu um compromisso com o Comitê Olímpico Internacional de despoluir 80 % daquelas águas até 2016. Mas o que existem são ações pontuais, que não agem no problema de fato — destaca Rafael Rezende, coordenador de mobilizações da rede Meu Rio.

A assessoria de imprensa da Companhia estadual de águas e esgotos (Cedae) afirma desconhecer tal compromisso. Mas ressalta que duas, de três estações de tratamento previstas, já foram implantadas na Pavuna e em Sarapuí, e que a de São Gonçalo será concluída até o final do ano. E garante que, até 2016, 16 mil litros de esgoto ali desaguados serão tratados por segundo. No mesmo prazo, ainda segundo a assessoria da empresa, todas as residências de Barra, Recreio e Jacarepaguá terão saneamento básico.

Fonte e Agradecimentos:  http://oglobo.globo.com/rio/manifestantes-querem-despoluicao-da-baia-de-guanabara-do-complexo-lagunar-da-barra-11616761#ixzz2tQuCoJuh 

Últimas Notícias: