MP e parceiros querem aumentar para 35% o índice de reciclagem em Mato Grosso

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

A destinação ambientalmente adequada dos rejeitos e resíduos sólidos é um dos projetos estratégicos do Ministério Público até 2023 com meta de elevar para 29% o índice de destinação adequada de resíduos, bem como aumentar para 35% o índice de reciclagem e logística reversa no Estado.

Um dos primeiros passos está sendo dado pela 29ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística de Cuiabá que retomou as discussões a respeito do funcionamento do aterro sanitário na capital, ao promover esta semana uma reunião de alinhamento com os agentes envolvidos.

O MP pretende que a prefeitura de Cuiabá retome o processo do novo aterro sanitário, que está em fase de conclusão do licenciamento ambiental, para substituir o atual “lixão”. Participaram da reunião a defensora pública Kelly Christina Veras Otacio Monteiro, o professor da Universidade Federal de Mato Grosso Paulo Modesto Filho, a vereadora Michelly Alencar, e o representante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), advogado Flávio Ferreira que definiram nova reunião com a prefeitura para estabelecer a retomada do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2009, e salvaguardar emergencialmente as condições de mais de 200 famílias que operam catando recicláveis no lixão, em condições sub-humanas.


LEIA TAMBÉM: COM TECNOLOGIAS, BRASIL PODERIA TRANSFORMAR MAIS LIXO EM ENERGIA


Destinação de Resíduos

A expectativa é que, dando prosseguimento ao acordo, seja resolvido pelo menos um terço dos problemas envolvendo a destinação correta de resíduos sólidos em Mato Grosso.

Além disso, o Ministério Público quer garantir a recuperação da área que hoje abriga o lixão e, sobretudo, condições adequadas a esses catadores que são responsáveis pela logística reversa do consumo da sociedade.

“Os catadores de recicláveis necessitam de recursos e capacitação para que se tornem verdadeiros agentes ambientais. É inconcebível a condição em que eles trabalham hoje. Mesmo em uma situação de pandemia, eles se arriscam pelo contato direto com o chorume e o alimento que consomem”, defendeu o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva.   Todo o trabalho será baseado em dados técnicos do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, em fase de conclusão pela UFMT em parceria com a secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema). Ele conclui expondo que a região metropolitana é responsável por grande parte dos resíduos produzidos no Estado e que Cuiabá é a única capital do país que ainda destina seus resíduos de forma inadequada.

Fonte: Rádio Tucunaré.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Últimas Notícias:
Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB (3)

Especialistas debatem relevância crescente de contabilidade para o saneamento no ENCONSAB

O 3º Encontro Nacional de Contadores do Setor de Saneamento (ENCONSAB), realizado na quarta (19/8) e quinta-feira (20/8), em São Paulo. Reuniu 313 representantes de órgãos reguladores, empresas, entidades de classe e especialistas para discutir os desafios da contabilidade diante das transformações do setor. Ao longo da programação, temas como Reforma Tributária, contabilidade regulatória, novas normas internacionais, Inteligência Artificial e auditoria independente mobilizaram os debates.

Leia mais »
Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Recompensa para denúncia de descarte irregular de lixo já pode ir a Plenário

Em reunião nesta quarta-feira (19/08), a Comissão de Administração Pública e Segurança Pública emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 791/2026, de autoria de Professora Marli (PP), que institui o Programa de Fiscalização Colaborativa, com a finalidade de prevenir e combater o descarte irregular de resíduos sólidos em espaços públicos de BH. O texto prevê canais oficiais para o recebimento de denúncias e garante a preservação da identidade do denunciante. Nos casos comprovados, o denunciante poderá receber uma bonificação de até 30% do valor da multa paga pelo infrator.

Leia mais »