saneamento basico

MPE apura surgimento de lixão perto de Unei em Campo Grande

O Ministério Público Estadual (MPE-MS), por meio da 26ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, instaurou inquérito civil para investigar o surgimento de lixão nas imediações da Unidade Educacional de Internação (Unei) Dom Bosco em Campo Grande. Ao fundo da unidade há um buraco a céu aberto em que são depositados sacos de lixo e outros objetos.

O edital foi publicado nesta segunda-feira (27). O instrumento tem como objetivo apurar eventual responsabilidade do município e da concessionária responsável pela coleta de lixo na cidade, a empresa CG Solurb, no caso.

Por meio de nota, Prefeitura e CG Solurb informaram que a coleta de lixo é executada apenas dentro do perímetro urbano e a Unei, que fica na altura do km 309 da BR-262, está fora deste limite. O Executivo, por meio da assessoria de imprensa, também afirmou que não foi comunicado oficialmente sobre a abertura do inquérito.

Já o superintendente de Assistência Socioeducativa, Rubens Grandini, confirmou que o lixo despejado no local é produzido na Unei. Ele também disse que há uma empresa que faz a coleta do lixo hospitalar na unidade, no entanto, não há estabelecimento responsável por fazer a coleta do lixo comum. Grandini ainda explicou que já pediu à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) uma solução sobre o caso.

O edital do MPE menciona que houve “descontinuidade do serviço de coleta de lixo produzida pela Unei Dom Bosco”, o que gerou a “necessidade de enterrar os resíduos sólidos” no entorno da unidade, fazendo surgir “um aterro sanitário improvisado”. A unidade já foi notificada e tem dez dias para responder ao órgão.

Fonte: G1
Veja mais: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2014/01/mpe-apura-surgimento-de-lixao-perto-de-unei-em-campo-grande.html

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »