Skip to content
sábado, junho 25, 2022
Últimas Notícias:
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
  • Na ordem de prioridade, o que deve vir primeiro: o saneamento básico ou saneamento moral? Você decide
  • Descoberta enzima que decompõe plástico em menos de um dia
  • Laboratório para caracterização e gestão de resíduos sólidos é inaugurado em Presidente Prudente/SP
  • Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

MPMG cobra solução para problemas no sistema de esgoto do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima

  • Geral
  • fevereiro 3, 2014

Após anos de tentativas de acordo e de muitas promessas e obrigações não cumpridas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ingressou na Justiça contra a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o município de Nova Lima cobrando medidas efetivas para solucionar problemas relacionados à ausência de um sistema de esgoto e de redes de drenagem pluviais eficientes no bairro Jardim Canadá. Essa deficiência tem ocasionado o despejo de dejetos em cursos d’água, inclusive em pontos de captação da Copasa que abastecem parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para evitar mais danos ambientais, o MPMG pede o deferimento de medida liminar para determinar que o município e a companhia cessem o despejo de esgoto doméstico nos corpos hídricos receptores sem o adequado tratamento e promovam a construção das redes coletoras e interceptores em uma das sub-bacias do local. Além disso, caso a Justiça acate o pedido, deverá ser implantada, no prazo de 90 dias, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) provisória para operar até a devida ampliação da estação que já existe no Jardim Canadá – mas que não é capaz de atender a região da maneira devida. O MPMG ainda pede à Justiça que determine a redistribuição, no mesmo prazo, dos efluentes de quatro sub-bacias do bairro até a finalização das obras definitivas.

Soluções definitivas
Além das soluções provisórias cobradas nos pedidos liminares, o MPMG requer que, ao julgamento final da ação, a Copasa e o município sejam obrigados a implantar um sistema de esgotamento sanitário que contemple o recebimento de todo o efluente do bairro Jardim Canadá, incluindo a ampliação da ETE existente, bem como um sistema completo de drenagem pluvial, com a devida manutenção, reparação e substituição, se necessária, de equipamentos já instalados.

A Justiça também analisará o pedido do MPMG para a elaboração, pela companhia e pelo município, de projeto que contemple a reparação dos danos causados ao meio ambiente em decorrência do lançamento de dejetos sem prévio tratamento e para o pagamento de indenização relativa aos danos ambientais que não possam ser reparados.

Outra medida requerida pela instituição é a proibição de lançamento de esgoto industrial ou doméstico no leito, nas margens ou nas proximidades de corpos hídricos.

Cobrança antiga
A primeira notícia sobre possível dano ambiental decorrente de mau funcionamento da rede pluvial e do sistema de esgotamento sanitário no bairro Jardim Canadá chegou à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e da Habitação e Urbanismo de Nova Lima em 2003.

No ano seguinte, laudo técnico realizado no local, apontou que a região não era servida por rede de coleta de esgotos, o que levava os moradores da região a adotar soluções individuais, por meio, por exemplo, de fossas sépticas, de forma inapropriada. Desde então, várias foram as promessas de solução para o problema.

Em 2011, o MPMG assinou um Termo de Compromisso com o município de Nova Lima para a implantação do sistema completo de coleta e tratamento do esgotamento sanitário. Segundo a promotora de Justiça Andressa de Oliveira Lanchotti, diante da inércia do ente em cumprir as obrigações, foi ajuizada ação de execução, que tramita na Justiça.

Agora, nessa nova ação, questiona-se, segundo Lanchotti, a deficiência das redes de drenagem pluvial do bairro Jardim Canadá e a ineficiência do ETE construído no local. O que se denota é que o município trata a questão do esgotamento sanitário como algo irrelevante. Não existe uma preocupação real ou a tomada de medidas efetivas para resolver o problema, o que tem gerado poluição com consequências sanitárias graves, colocando em risco a saúde da população, lamenta a promotora de Justiça.

Fonte: JusBrasil
Veja mais: http://amp-mg.jusbrasil.com.br/noticias/112395192/mpmg-cobra-solucao-para-problemas-no-sistema-de-esgoto-do-bairro-jardim-canada-em-nova-lima

AnteriorAnteriorTJ determina prazo para conclusão de saneamento básico em Ladário
PróximoMesmo com a seca, situações de desperdício de água são comunsPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Consumo e uso de água em entrepostos de pescado dulciaquícola

1 min de leitura

Este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo médio de água em processos produtivos na industrialização do filé de tilápia, em entrepostos de pescado dulciaquícola de pequeno e médio porte.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
aquamec
logo-netzsch
logo-bioproj
Superbac
suez
Conaut
paques-logo-home.jpg
bf-dias
DENORA
Penetron

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.