saneamento basico

Nível de água nos reservatórios do Sistema Cantareira volta a cair nesta sexta-feira

O volume de água do Sistema Cantareira recuou 0,2% nesta sexta-feira (5) e chegou aos 24,2%, segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Um ano atrás exatamente, o volume do Cantareira era de 58,9%.

As outras represas operadas pela Sabesp também registraram quedas em seus volumes. O Sistema Alto Tietê passou de 30,2% para 30,1%, e o Guarapiranga reduziu de 73,4% para 73,2%.

Responsáveis por cerca de 80% da capacidade máxima do Sistema Cantareira, as represas Jaguari-Jacareí, na região de Bragança Paulista, atingiram na terça-feira (3) o limite mínimo de captação de água por gravidade (método que não utiliza nenhum equipamento para puxar água) pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), ou seja, 0% do volume útil armazenado.

Isso significa que, a partir de agora, a retirada de água dos dois principais reservatórios do Cantareira só pode ser feita através do bombeamento do “volume morto”.

Segundo estimativa divulgada pela Sabesp na última segunda-feira (2) a reserva do Sistema Cantareira pode acabar em outubro. O cálculo considera uma retirada média de 21,2 mil litros de água por segundo nos próximos meses e uma vazão afluente (água que chega aos reservatórios) equivalente a 50% da mínima histórica no período.

Neste cenário, a capacidade atual da represa não dura até o fim de novembro, prazo definido como horizonte do plano emergencial.

Fonte: R7
Veja mais: http://noticias.r7.com/sao-paulo/nivel-de-agua-nos-reservatorios-do-sistema-cantareira-volta-a-cair-nesta-sexta-feira-06062014

Últimas Notícias:
Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Marco Legal do Saneamento Básico impulsiona cobrança da taxa de lixo

Cobrada em algumas cidades há décadas e recém-implantada em outras, a chamada “taxa de lixo” tem ganhado espaço nos debates públicos do Alto Tietê. Embora a medida costume gerar resistência da população, especialistas afirmam que a cobrança deixou de ser apenas uma opção das prefeituras e passou a ser uma exigência legal prevista na Lei Federal nº 14.026/2020, conhecida como Novo Marco Legal do Saneamento Básico, que determina que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos tenham sustentabilidade econômico-financeira, ou seja, uma fonte específica de arrecadação.

Leia mais »
SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

SC ganha sistema para dar transparência à logística reversa

Melhorar a transparência na gestão de resíduos e criar mecanismos mais eficientes. Para acompanhar os resultados da logística reversa estão entre os desafios de Santa Catarina para avançar na economia circular. Para atender a essa demanda, o estado ganhou uma nova plataforma digital. Com ela, será possível acompanhar, de forma integrada, todo o fluxo da logística reversa no estado.

Leia mais »