saneamento basico

ONU lança campanha para acabar com resíduos de plástico nos oceanos

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou nesta quarta-feira uma campanha mundial para eliminar as principais fontes de lixo no oceano em 2022, entre as quais o plástico predomina.

A ONU pediu aos governos que desenvolvam políticas para a redução do plástico e pediu que os consumidores abandonem o hábito de usar produtos feitos com o material antes que os oceanos sejam irreversivelmente prejudicados.

Cerca de 90% de todo o lixo jogado nos oceanos é composto por plástico. Por isso, a ONU pediu à indústria que minimize a produção de embalagens com o material.

A cada ano são lançados mais de 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos, o equivalente a jogar um caminhão de lixo cheio do material no mar a cada minuto, segundo a Pnuma.

Se o ritmo for mantido, em 2050, haverá mais plástico do que peixes nos oceanos e 99% das aves marinhas terá ingerido o material.

Os danos aos ecossistemas marítimos já são de pelo menos US$ 8 bilhões, já que eles não só causam estragos na flora e na fauna marinha, mas também à pesca e ao turismo.

“Chegou o momento de abordar o problema do plástico que danifica nossos oceanos. A poluição por esse material navega nas praias da Indonésia, se instala no fundo do oceano no Polo Norte e chega até as nossas mesas através da cadeia alimentar”, alertou o diretor-executivo do Pnuma, Erik Solheim, em comunicado.

Entre os países que apoiam a campanha da ONU estão o Uruguai, que já se comprometeu a taxar as sacolas de um único uso no fim do ano, e a Costa Rica, que tomará medidas para diminuir o uso do plástico mediante uma melhor gestão de resíduos e a educação.

A Dell, gigante da tecnologia, também se uniu à campanha e se comprometeu a reciclar o plástico retirado dos oceanos para utilizá-lo na embalagem de seus produtos.

Outra fonte de lixo marinho são os microplásticos utilizados em produtos cosméticos. Cerca de 51 trilhões de partículas sujam nossos mares e ameaçam gravemente a flora e fauna marinhas, diz a ONU.

A organização espera poder anunciar avanços na luta contra o plástico na Conferência dos Oceanos, que será realizada em junho, em Nova York, e durante a Assembleia para o Meio Ambiente, prevista para dezembro, em Nairóbi.

Fonte: Terra

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »