saneamento basico

Paralisação da ETA/Cerrado pode refletir em falta d’água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae/Sorocaba) dá prosseguimento no próximo domingo (23) à série de intervenções programadas para a Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio” (ETA/Cerado), que têm como objetivo a ampliação em 49% da capacidade de bombeamento e distribuição de água tratada da cidade.

Nesta nova etapa, será necessária a paralisação total das operações da ETA, por um período de dez horas, o que vai ocorrer entre 6h e 16h. Nesse período programado, a principal unidade produtora e distribuidora de Sorocaba vai deixar de tratar e distribuir água, fato que vai refletir em deficiências no abastecimento da cidade como um todo, não apenas no domingo, mas também nos dias subsequentes, até que o sistema seja novamente equilibrado.

Diante desses fatos, a autarquia solicita a colaboração da população e orienta no sentido de que todos procurem manter os reservatórios (caixas d”água) de seus imóveis com a capacidade máxima na véspera das intervenções programadas e a partir de então passem a utilizar a água com a máxima economia, para que os reflexos da paralisação sejam minimizados. O Saae/Sorocaba, por sua vez, fará o mesmo com os 51 reservatórios distribuídos pela cidade, que entrarão o domingo cheios, com um total de 86,4 milhões de litros de água.

A exceção ficará para as regiões do Éden, Cajuru e Aparecidinha, que não serão afetadas pela paralisação, visto que são abastecidas pelo sistema da ETA/Éden.

As intervenções do próximo domingo na ETA/Cerrado contarão com quatro frentes de trabalho, cujas equipes atuarão simultaneamente e executarão as seguintes intervenções: a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) realizará a substituição da entrada de energia da ETA, para adequá-la ao aumento de potência das novas bombas a serem instaladas; uma empresa contratada pelo Saae/Sorocaba será a responsável pela instalação do novo quadro geral de energia, que tem capacidade para 4.000 quilowatts, em substituição ao atual de 2.000 quilowatts; e duas equipes da autarquia aproveitarão a paralisação e farão a instalação da primeira das cinco novas bombas de recalque e interligarão o novo anel de distribuição que está sendo implantado para a zona norte da cidade.

Anteriormente, a autarquia já havia realizado a substituição dos transformadores e dos painéis de comando das bombas de recalque. Após as intervenções de domingo próximo, será dado início à substituição das outras quatro novas bombas restantes, o que deverá ocorrer a cada quinze dias, sempre num domingo.

Fonte: Cruzeiro do Sul

Veja mais: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/532290/paralisacao-da-etacerrado-pode-refletir-em-falta-dagua

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »