saneamento basico

Piauí tem projeto de tratamento de resíduos sólidos

A Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), começa a executar, neste mês de fevereiro, o projeto Incubadora de Talentos. A iniciativa visa tratar os resíduos sólidos através da inclusão produtiva.

Com investimento de R$12 milhões, o projeto envolve 32 cidades na macrorregião de Picos e, assim que for concluída, a Incubadora de Talentos irá gerar cerca de 300 empreendimentos econômicos solidários e beneficiará um total de 15 mil pessoas.

De acordo com a secretária Larissa Maia, titular da Setre, a primeira etapa do projeto inicia na próxima semana. “Neste momento, vamos mapear os lixões dos 224 municípios do estado para traçar o relatório sócio-demográfico desses locais e torná-los visíveis, pois os dados que temos são baseados nas estatísticas do IBGE e que não representam a realidade total do estado”, afirma.

Larissa Maia destaca que o principal objetivo do projeto é incluir no mercado de trabalho formal todas as pessoas que trabalham nos lixões do Piauí, pois estes locais devem ser extintos ainda este ano. “Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305), até agosto de 2014, devem ser extintos os depósitos de lixo a céu aberto de todo o país. Para se adequar à legislação, o Plano Estadual prevê a substituição dessas áreas, conhecidas como lixões, por aterros sanitários e vamos incentivar ainda as cooperativas que trabalham com a reciclagem do lixo”, explica.

Segundo a secretária, assim que for concluído o mapeamento dos lixões instalados no estado, inicia a segunda fase do projeto, que é a qualificação dos catadores de lixo. “Queremos fazer com que estas pessoas passem a viver da reciclagem dos resíduos sólidos. Para tanto, vamos buscar saber quem são essas pessoas, quantas são, como elas vivem, se já são beneficiárias de programas assistenciais e, se não, iremos encaminhá-las às políticas públicas voltadas para sua realidade”, acrescenta.

O projeto, que deve ser concluído em 36 meses, envolve também a construção de uma usina de tratamento de resíduos sólidos e geração de bioenergia. O Centro de Incubação será em Picos, mas os municípios de Teresina, Floriano, Piripiri e Parnaíba contarão com bases de apoio a esse Centro para dar suporte aos catadores de material reciclável e resíduos sólidos em cada um dos territórios.

O fim dos lixões e a aplicação de medidas sustentáveis na gestão do lixo permitirão o reaproveitamento devido do lixo urbano, com a coleta seletiva e reciclagem desses materiais, além de contribuir para que os aterros sanitários tenham uma vida mais longa.

Fonte: Capital Teresina
Veja mais: http://www.capitalteresina.com.br/noticias/piaui/piaui-tem-projeto-de-tratamento-de-residuos-solidos-5667.html

Últimas Notícias: