Skip to content
domingo, julho 3, 2022
Últimas Notícias:
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
  • 8 dos 10 municípios que mais emitem gases do aquecimento global no Brasil estão na Amazônia
  • Os 3 benefícios da medição de água inteligente
  • Emergência oceânica: alerta contra plásticos, pesca predatória e mineração
  • Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

População de SP teve que racionar água pelo menos três vezes nos últimos 15 anos

  • Geral
  • março 26, 2014

Nos últimos 20 anos, a população do Estado de São Paulo passou por pelo menos três racionamentos nos sistemas Guarapiranga e Alto Cotia, que atendem as regiões sul e oeste da capital e os municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista.

O reservatório mais atingido pelos racionamentos foi o Alto Cotia, que teve o uso da água limitado em junho de 2000, em abril de 2001 e em outubro de 2003, de acordo com o portal do Governo do Estado de São Paulo.

Já o Guarapiranga teve racionamento apenas em 2000. Por três meses, mais de 3 milhões de paulistanos tiveram fornecimento limitado de água. Naquele ano, as casas eram abastecidas por dois dias e, no terceiro, ficavam sem água.

Em abril do ano seguinte, mais de 300 mil moradores da Grande São Paulo abastecidos pelo Alto Cotia passaram por um novo racionamento, provocado pela falta de chuvas e pelo esvaziamento do volume de água das represas da Graça e Pedro Beicht, que formam o sistema. O esquema definido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na época previa fornecimento de água durante 40 horas e interrupção por 32 horas.

Em outubro de 2003, mais uma medida de racionamento precisou ser aplicada ao Alto Cotia, que operava com o menor índice de armazenamento (25,8%) desde sua criação, em 1916.

As cidades atingidas foram divididas em dois grupos, que se revezavam no recebimento de água. Eram 36 horas de abastecimento e o mesmo período sem.

O Sistema Cantareira, que abastece quase 9 milhões de pessoas na capital e na região metropolitana, já estava em estado de atenção naquele ano, por funcionar com menos de 30% de seu potencial. Para se ter uma ideia, esse sistema opera hoje com apenas 14,3% de sua capacidade de armazenagem — o menor índice da história. A Sabesp, porém, não fala em racionamento nesse reservatório.

Em 31 de dezembro do ano passado, o Cantareira já operava com menos de 30% de sua capacidade (27,3%), o que já era motivo para a Sabesp “ter soado o alarme”, avalia o ex-deputado estadual Nivaldo Santana e funcionário licenciado da companhia.

“No fim do ano passado, a situação do Cantareira já estava crítica, mas o governo e a Sabesp não adotaram o racionamento. Chegamos a um patamar em que a demanda superou a oferta e é preciso equilibrar o consumo com a demanda.”

Santana, que por nove anos presidiu o Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), acrescenta que a Sabesp só está fazendo campanha de redução da água agora, “quando a situação está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva)”.

A empresa estendeu, até dezembro, o desconto na conta para quem economizar água. Até o fechamento desta reportagem, a Sabesp não se posicionou sobre os racionamentos.

Fonte: R7
Veja mais: http://noticias.r7.com/sao-paulo/populacao-de-sp-teve-que-racionar-agua-pelo-menos-tres-vezes-nos-ultimos-15-anos-26032014

AnteriorAnteriorPadilha: Crise da água é “grande falha estrutural”
PróximoSabesp pede consumo consciente de águaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno

2 min de leitura

Aqui apresentamos uma visão geral da indústria do plástico, os microplásticos como contaminantes no Antropoceno e revisamos a literatura sobre a contaminação por microplásticos em matrizes ambientais brasileiras com suas respectivas metodologias.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

DENORA
logo-bioproj
aquamec
Penetron
suez
clean environment brasil
logo-netzsch
Conaut
paques-logo-home.jpg
Superbac
bf-dias

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.