saneamento basico
abastecimento-agua

Praia do Atalaia/PA terá sistema de abastecimento de água até o final do ano

Com 2.835 metros de ramais de ligação, o sistema vai conectar as 78 barracas que atualmente funcionam na orla a uma Estação de Tratamento.

As obras do Sistema de Abastecimento de Água da Praia do Atalaia, no município de Salinópolis, na região nordeste, devem ser concluídas até final deste ano pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

“Vamos fornecer água tratada aos moradores, o que não estava sendo feito até o momento. Já começamos a instalar hidrômetros às barracas e queremos entregar a obra finalizada”, informou o secretário adjunto de Gestão e Obras da Sedop, Arnaldo Dopazo.

As obras iniciaram em julho de 2018, com um investimento de R$ 7 milhões, por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal. “Já estamos com mais de 70% da obra concluídos. Este é um projeto muito solicitado pela população”, ressaltou Arnaldo Dopazo.

Leia também: Abastecimento de água no DF

Qualidade

O morador Edgar Costa, também comerciante na área, acredita que o sistema vai melhorar o abastecimento de água. “Eu moro aqui há 42 anos. É da praia que tiro o sustento da minha família, com os visitantes que vêm à cidade. Hoje, dependemos dos poços artesianos apenas. Com o novo sistema, vamos também poder oferecer um atendimento de mais qualidade aos turistas”, afirmou.

Além do abastecimento de água, as obras contemplam a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário, com uma rede de coleta e tratamento de esgoto, de aproximadamente 3 mil metros de linhas de recalque até a estação. “As obras deste sistema já começaram. Estamos no processo de aquisição da licença ambiental para seguir com os trabalhos. Assim que a licença for liberada, o sistema deverá ser entregue em até sete meses”, disse o secretário adjunto.

Fonte: Agência Pará.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »