saneamento basico

Projeto potiguar vai representar o Brasil em Dubai

Um projeto iniciado no município de Santana do Seridó, distante 250 km de Natal, foi o único representante do Rio Grande do Norte a vencer o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local que reconhece e valoriza as experiências bem-sucedidas para melhorar a qualidade de vida das pessoas por todo o país.

Criado pelo professor Ivan Júnior, o pioneiro projeto ‘Palmas para Santana’ utiliza água de esgoto tratada (água de reuso) para irrigar as plantações de palma, principal alimento do gado durante a seca. “O principal desafio foi a rejeição inicial pela população por se tratar de água de esgoto. Fomos chamados de loucos algumas vezes. Mas, com os resultados positivos, as pessoas começaram a nos incentivar”, conta o autor do projeto iniciado em 2013.

“Foi feita um questionário na zona rural do município e todos os agricultores da região falaram que a maior dificuldade era a água para produção de alimento animal. Santana do Seridó produz diariamente 258 mil litros de esgoto. Isso é quase um rio perene sendo jogado fora. Eu me senti na obrigação de fazer um projeto que desse um fim digno a essa água”, explica Ivan, que atualmente é professor do Instituto Federal do RN, em Pau dos Ferros.

Apenas 20 práticas em todo o Brasil foram vencedoras. A avaliação foi feita por um corpo técnico externo formado por 13 profissionais. Agora, o projeto está concorrendo a um prêmio internacional da ONU, o Dubai International Award for best practices, que acontecerá em Dubai.

Em setembro deste ano em matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, especialistas do Instituto Nacional do Semiárido (INSA)  que analisam de perto os resultados obtidos no município disseram acreditar que o Palmas para Santana pode ser uma solução para a região que enfrenta a pior seca dos últimos cem anos. Salomão Medeiros, diretor substituto do INSA, afirmou ainda que não imagina um semiárido sem utilizar água de reúso no futuro e que pretende levar a iniciativa para outras cidades do Seridó potiguar e da Paraíba.

Fonte e Agradecimento: http://novojornal.jor.br/cotidiano/confira-os-ganhadores-do-nobel-de-medicina-2015

Últimas Notícias: