O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) apresenta aos servidores, nesta terça-feira (04), o Projeto Recicla Ipem, no auditório do órgão, das 8h às 10h. Na oportunidade, haverá uma palestra com o técnico em Meio Ambiente, Flávio Cavalcante.
O Ipem elaborou recentemente o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) para os resíduos gerados pelo instituto. Foi construída, inclusive, a central de resíduos sólidos, que faz parte de todo processo de reciclagem.
O projeto atende as exigências contidas na legislação ambiental em vigor e também está alinhado à visão estratégica do Governo do Estado, que através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), busca implantar em todo o estado a gestão correta dos resíduos sólidos. A agenda ambiental na administração pública, programa encabeçado pela SEMAS, propõe inserir critérios ambientais nas áreas de governo, visando minimizar ou eliminar os impactos ao meio ambiente, provocados por atividades administrativas ou operacionais. Um dos objetivos do programa é a diminuição dos impactos no meio ambiente, como resposta às ações executadas pela gestão. E esse é um dos resultados a ser alcançado, por meio do PGRS no Ipem.
A ideia é que haja um melhor direcionamento dos resíduos sólidos. Com isso, por meio do PGRS, será possível acompanhar todas as etapas de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos sólidos.
A autora do projeto, Ângela Pontes, engenheira química e assessora da presidência do Ipem, explica que, para dar início aos trabalhos do PGRS, primeiro foi elaborado um diagnóstico da situação dos resíduos gerados na empresa, através de coleta de informações no local, referente à geração, coleta, segregação, acondicionamento, armazenamento, transporte e destino final dos resíduos.
O presidente do Ipem, Emmanuel Andrade, ressalta que o projeto além de ser uma preocupação do órgão com seus ambientes interno e externo, também vem atender a uma determinação do Governo do Estado, através da SEMAS. “A questão do meio ambiente tem sido uma preocupação do Governador Eduardo Campos, e ele tem estabelecido isso nas suas reuniões, que o meio ambiente é prioridade. Ele reforça que cada órgão, dentro das suas especificidades, tem que ter a preocupação de preservação do meio ambiente e projetos que promovam a sustentabilidade”, diz.
Em relação ao PGRS, Andrade enfatiza. “Elaboramos um projeto para uma central de resíduos sólidos e já concluímos. Nesse contexto, essa atual gestão do instituto vem demonstrar a preocupação com a questão ambiental na administração pública”, completa.
Fonte: Portal do Governo do Estado de Pernambuco
Veja mais: http://www.sdec.pe.gov.br/noticias/projeto-recicla-ipem-tem-lancamento-nesta-terca-feira-04/