saneamento basico

Responsabilidade na gestão de resíduos sólidos será debatida em São José

Com o tema “Responsabilidades na gestão integrada de resíduos sólidos”, a Prefeitura de São José dos Campos promove na quarta-feira (26), às 14h, uma mesa de debate. O evento será no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, Casa do Café, no Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes 100, Santana).

A mesa terá participação de especialistas como Paulo Fortes, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (Unitau), Wilson Cabral de Sousa Junior, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Caroline Tomazoni Santos, do Ministério Público Estadual, além de representantes do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema). O evento é aberto a todos os interessados.

O debate é mais uma contribuição para o processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que vai consolidar diretrizes e boas práticas já adotadas em São José dos Campos, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010). O plano deverá identificar soluções, responsabilidades, programas e ações a serem executados, segundo critérios da política nacional e pactuadas com a sociedade.

Um grupo de trabalho técnico da Prefeitura está desenvolvendo o diagnóstico dos mecanismos de gestão integrada de resíduos no município, como o sistema de coleta, transporte, áreas de transbordo, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos de diversas origens, sejam orgânicos, recicláveis, hospitalares, eletrônicos ou da construção civil, entre outros.

O processo de elaboração do plano terá canais de participação social, como fóruns de discussão, seminários e audiências públicas. O plano de trabalho pode ser conferido no site da Prefeitura.

Fonte: Jus Brasil

Veja mais: http://pref-s-jose-dos-campos.jusbrasil.com.br/politica/113643109/responsabilidade-na-gestao-de-residuos-solidos-sera-debatida-em-sao-jose

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »