Skip to content
quarta-feira, maio 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
  • CONFERÊNCIA VIRTUAL – TECNOLOGIAS AUSTRÍACAS PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS
  • ‘Crédito Verde’: ações sustentáveis rendem incentivos à indústria
  • Riquezas potiguares de petróleo, gás e energias renováveis seduzem multinacionais que prometem novos investimentos no RN
  • Iguá apresenta os resultados operacionais dos últimos cinco anos e estratégia de crescimento
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Risco de rodízio em SP caiu quase a zero. E é menor ainda na Avenida Paulista

  • Geral
  • março 9, 2015

Repletas de hospitais de grande porte, como o Santa Catarina, o Sírio Libanês e o São Paulo, as regiões da avenida Paulista e da Vila Mariana escaparão da falta d’água caso o rodízio venha a ser decretado, hipótese considerada pouco provável, mas não descartada pelo governo Alckmin (PSDB).

A blindagem decorre da redução da dependência da avenida do Sistema Cantareira, que nesta sexta-feira (6) estava com 11,7% de sua capacidade (já contabilizado o volume morto), e da ampliação da oferta de água oriunda do sistema Guarapiranga, que opera com 62,9%.

Atualmente, a Paulista já é abastecida pelos dois sistemas. O governo, entretanto, vai colocar mais água do Guarapiranga à disposição da região, por meio de reativação de estruturas antigas e da ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água do Alto da Boa Vista (ETA-ABV), que atende 4,9 milhões de pessoas nas regiões Sul e Sudoeste da capital.

A partir de maio, a ETA, que já trata 15 mil litros de água por segundo (15 m³/s), passará a fornecer mais 500 litros por segundo (0,5 m³/s). Até junho, serão adicionados outros  500 litros. Para tanto, foram contratados em caráter emergencial oito módulos de ultra filtração por membranas. A intervenção é uma das oito medidas de emergência para combater a crise hídrica.  Nessa categoria estão todas as medidas que devem ser concluídas ainda em 2015.

Com isso, hospitais como o Santa Catarina, o Sírio Libanês e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) – já na Vila Clementino –  poderiam recorrer à água do Guarapiranga, caso o governo decrete um rodízio na área do Cantareira. As áreas atendidas pelo Guarapiranga não entrariam na restrição.

A garantia de abastecimento aos hospitais, entretanto, também beneficiará quem vive na região. Segundo uma fonte da Sabesp, que pediu anonimato por não estar autorizada a falar sobre o assunto, todo o bairro dos Jardins, uma dos mais nobres da capital paulista, ganhará com o reforço do abastecimento que diminui a chance de rodízio.

Bairros mais populares, como Cambuci e Jabaquara, além da Aclimação, da Vila Mariana e de áreas próximas à Avenida Doutor Arnaldo, também ficarão menos suscetíveis ao rodízio.

“O risco de um rodízio caiu quase a zero”, diz a fonte. “[E] é menor ainda a possibilidade de qualquer rodízio na Avenida Paulista”, completa.

A medida significará um gasto maior para a Sabesp. Isso porque a ETA Guaraú, que trata a água da Cantareira, fica acima da Paulista. Já a água oriunda do Guarapiranga vem de uma altura inferior, o que exigirá mais energia elétrica para empurrar a água até a região da avenida.

‘Não é simpático’

Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Paulista Viva  e síndica do Conjunto Nacional – um dos prédios mais emblemáticos da região -, Vilma Peramezza acredita que a avenida deve ser submetida às mesmas restrições que forem impostas ao restante da cidade.

“Eu não acho que é simpático nem para a Paulista nem para ninguém todo mundo passar por rodízio menos a Paulista”, diz Vilma. “A não ser hospitais e cadeias e locais desse tipo, toda a população vai ter de se adaptar a uma nova forma de viver sem água.”

A síndica diz que, atualmente, a avenida só tem fornecimento de água normalizado das 7h às 13h. No restante do dia, conta, a pressão da água é insuficiente para encher os reservatórios. Até hoje, entretanto, não chegaram relatos de corte por completo à associação.

 

Fonte: IG

AnteriorAnteriorOposição quer comissão especial para averiguar situação das PPPs
PróximoServiço de rede elétrica pode afetar fornecimento de água no ParanáPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Energias renováveis: um futuro sustentável

1 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro

1 min de leitura

O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

Conaut
clean environment brasil
Penetron
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg
aquamec
logo-netzsch
DENORA
suez
Superbac
bf-dias

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.